ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política
informes - ABONG

29714/12/2004 a 20/12/2004

A sustentabilidade no Fórum Social Mundial 2005

Na quinta edição do Fórum Social Mundial, que acontecerá de 26 a 31 de janeiro de 2005, o meio ambiente receberá uma atenção especial. Entre os grupos de trabalho criados para colaborar na organização do evento está o GT de Sustentabilidade e Meio Ambiente. Composto em reunião do Comitê Organizador do FSM 2005, em 22 de maio de 2004, o GT tem como foco principal a construção de um processo mais sustentável e coerente com a Carta de Princípios do Fórum. Para isso, trabalha no intuito de que a sustentabilidade socioambiental seja um compromisso de todas e todos os(as) idealizadores(as) organizadores(as) e participantes do Fórum e, ainda, para que sua busca seja debatida e praticada no FSM de maneira geral.

O grupo de trabalho realiza reuniões esporádicas em Porto Alegre e atua, de forma transversal com os demais GTs do Comitê Organizador, na elaboração e adoção de conceitos e critérios ambientais para a definição das temáticas e dos espaços do Fórum Social Mundial; para a produção e utilização de materiais; para a redução, separação e destinação correta dos resíduos; para a promoção do consumo sustentável, local e orgânico e do boicote aos transgênicos e às corporações multinacionais; para o cuidado com o ambiente natural e para a diminuição do impacto ambiental do evento como um todo.

Numa das ações do GT de Sustentabilidade e Meio Ambiente, o site FSM incluirá gradativamente orientações gerais e específicas (sobre água, lixo, energia, papel, produção e consumo sustentável), a fim de sensibilizar os(as) participantes do evento para a redução dos impactos ambientais. 
Mais informações: sanapicoli@terra.com.br. Veja todas as orientações gerais sobre sustentabilidade e outros temas afins no site do FSM: www.forumsocialmundial.org.br


Iniciadas as obras do Fórum Social Mundial 2005

Desde 3 de dezembro, as obras do FSM 2005 estão em andamento. Todas as atividades estarão sediadas na orla do Guaíba, iniciando nos Armazéns do Cais do Porto até a parte norte do Parque Marinha do Brasil, onde serão construídos espaços temporários. Serão mais de 150 salas e auditórios, com capacidade variando de 50 a mil lugares, distribuídos nos 11 Espaços Temáticos para sediar as centenas de atividades propostas. Também serão instaladas mais de 300 tendas para abrigar feiras, organizações, credenciamento, locais de alimentação, além de palcos para atividades culturais, totalizando cerca de 500 espaços construídos do território do Fórum.

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca