ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Action2015
informes - ABONG

29523/11/2004 a 29/11/2004

FSM 2005: um evento com atividades 100% auto-organizadas

Com o objetivo de analisar o quadro geral das atividades inscritas para o V Fórum Social Mundial, reuniram-se em Porto Alegre, entre os dias 13 e 15 de novembro, as Comissões de Conteúdo e Metodologia do Conselho Internacional (CI) do Fórum. A reunião contou também com a participação de integrantes do Comitê Organizador Brasileiro (COB), de outras comissões do CI e do Secretariado Internacional - que reúne organizações brasileiras e indianas.

Foi a primeira vez que o CI analisou previamente a programação do encontro. Para tal, mais de 80 pessoas examinaram as mais de 1.800 atividades inscritas até a ocasião. O trabalho foi dividido em 11 grupos, cada um analisando um dos 11 Espaços Temáticos do V FSM. Dessa forma, foram identificados alguns temas, países ou tipos de organização que ainda não estão inscritos para o V FSM.

Com isso, a principal decisão da reunião foi radicalizar o caráter participativo do Fórum: pela primeira vez, o FSM será totalmente auto-organizado. Isto significa que o COB não promoverá mais nenhuma mesa de debate e que todas as discussões devem ser propostas e organizadas pelas entidades inscritas no Fórum. Até este ano, a maior experiência de auto-organização havia acontecido na Índia - onde apenas 13 das 1.182 atividades foram compostas pelo Comitê Organizador Indiano.

Uma indicação do CI aos(às) organizadores(as) brasileiros(as) do FSM é de que a área em que será realizado o Fórum seja a mais concentrada possível. O mapa do Território Social Mundial - como foi batizada a área do FSM - incluía alguns pontos no centro de Porto Alegre. O CI orientou que o Território aproveite ao máximo a orla do lago Guaíba.


Novo eixo transversal

Outra decisão significativa, como divulgado pela assessoria de imprensa do FSM, foi a criação de um novo eixo transversal - com nome ainda não definido, mas que deverá tratar das questões de gênero. Eixos transversais são os temas que devem ser colocados em pauta em todos os debates do FSM. O novo eixo se somará aos três já existentes: "Emancipação social e dimensão política das lutas", "Luta contra o capitalismo patriarcal" e "Luta contra o racismo".

 

Exclusões de atividades e pagamento de inscrições

As inscrições de atividades para a quinta edição do FSM terminam nesta quinta-feira, dia 25 de novembro (18 horas do horário de Brasília). Após esta data, não será possível incluir novas propostas. As organizações poderão alterar ou excluir eventos até o dia 5 de dezembro. O link de inscrições é www.inscricoesfsm.org.br/content. E o sistema de pagamento de inscrições já está disponível online. Acesse o site
http://inscricoesfsm.org.br/content/index.php?jainscrito=1 e entre em sua ficha com seu número de inscrição e senha. Em seguida, clique na aba "Valor Inscrição/Pagamento" e siga as instruções. As entidades nacionais podem pagar com cartão de crédito Visa ou por boleto bancário. O prazo final para efetuar o pagamento das inscrições é 6 de dezembro de 2004. Clique aqui para mais informações.

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca