ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Mesa de Articulación
informes - ABONG

29523/11/2004 a 29/11/2004

PDI: Programa de Desenvolvimento Institucional da ABONG

O Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Abong vem sendo implementado, desde 2001, com a perspectiva estratégica de “potencializar a capacidade das ONGs de impulsionar processos de mudança social para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e sustentável”.

O grande desafio do PDI tem sido concretizar-se como ação política de fortalecimento do segmento ao qual pertencem as ONGs associadas à Abong, para que amplie a capacidade de realização de seu projeto político de sociedade de forma articulada. Projeto político aqui entendido como valores, propostas e a prática social das organizações.

Fugindo ao padrão comum de programas semelhantes que, no geral, investem exclusivamente em capacitações nas áreas administrativa e financeira, o PDI tem investido mais no desenvolvimento de atividades que contribuam para a demarcação da identidade das organizações associadas e para o aumento de sua capacidade de atuar articuladamente com movimentos sociais e outras organizações da sociedade civil, aumentando também a força da Abong como ator coletivo.

Por meio de oficinas e seminários, os temas mais trabalhados na primeira fase do PDI foram: Identidade e Papel das ONGs; Desenvolvimento Sustentável; Políticas Públicas; Aspectos Jurídicos e Marco Legal; e Comunicação. Entre as publicações, destacam-se as edições anuais do Manual de Fundos Públicos e do Manual de Administração, Jurídica, Contábil e Financeira para ONGs.

A metodologia de implementação do programa é descentralizada, ou seja, há definição de temas e atividades nacionais e, também, autonomia (inclusive financeira) para realização de atividades de DI, de acordo com as necessidades específicas dos regionais da Abong.

 

Este espaço no Informes Abong, que o PDI ocupará uma vez por mês, é estratégico para disseminar seus acúmulos conceituais para o conjunto das associadas, movimentos sociais e organizações em geral, de forma a provocar o diálogo necessário para ampliar a compreensão e a apropriação dos mesmos, quem sabe redimensioná-los ou identificar novas temáticas centrais para o desenvolvimento institucional. A comunicação com a equipe para comentários e sugestões pode ser feita pelo e-mail do abongdi@uol.com.br. (por H. O. Abumanssur)

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca