ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política
informes - ABONG

2948/11/2004 a 22/11/2004

RITS e PSA promovem inclusão digital na Amazônia

Desde 2003, a Rede de Informações para o Terceiro Setor (Rits), com sua ampla experiência em ações para a inclusão digital, vem desenvolvendo, em parceria com o Projeto Saúde & Alegria (PSA), um ousado projeto-piloto na Amazônia: a implantação de telecentros em comunidades de zonas rurais, com pouquíssima ou nenhuma infra-estrutura.

Conforme o diretor-executivo da Rits, Paulo Lima, o projeto surge do interesse do Saúde & Alegria em levar o tema da inclusão digital para a sua ação de desenvolvimento local integrado na Amazônia - região em que atua desde 1987, em comunidades extrativistas dos rios Amazonas, Tapajós e Arapiuns.

Assim, o primeiro telecentro está funcionando desde dezembro de 2003, em Suruacá, na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns. A vila pertence ao município de Santarém (Pará) e fica a seis horas de barco da cidade. O segundo, foi inaugurado em julho na comunidade de Maguari, dentro da Floresta Nacional do Tapajós, em conjunto com as localidades de Jamaraquá e São Domingos. "Os prédios, de dois andares, foram construídos em sistema de mutirão, com madeira manejada da floresta, seguindo princípios de bioarquitetura e a identidade das construções regionais", conta Lima.

Os telecentros possuem três computadores, rodando com software livre e acesso à Internet via satélite. Além disso, a eletricidade vem de um sistema de energia solar especialmente dimensionado para os equipamentos e para a rádio comunitária - um sistema de alto-falantes com programas produzidos pela população local. A Rits apoiou na formação de quadros para a gestão do telecentro comunitário, com materiais de apoio e doação de equipamentos. "Trabalhamos sempre na perspectiva de construir a sustentabilidade técnica e política da proposta", salienta Lima. (www.rits.org.br)

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca