ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte
informes - ABONG

2932/11/2004 a 8/11/2004

OPINIÃO - Nota de Esclarecimento: O V FSM ocorrerá em Porto Alegre

A Abong, como organização que participa, desde o início, da construção e consolidação do Fórum Social Mundial (FSM) e como membro do seu Conselho Internacional e de sua respectiva Secretaria, bem como do Comitê Organizador do FSM 2005, transcreve, a seguir, nota de esclarecimento, redigida e divulgada, em 3 de novembro, pela Secretaria do Conselho Internacional do FSM e pelo Comitê Organizador do evento:


A Secretaria do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial (FSM) e o Comitê Organizador da 5ª edição do evento reafirmam: o próximo encontro dos que lutam por um mundo novo - e o constroem na prática - ocorrerá em Porto Alegre, entre 26 e 31 de janeiro de 2005.


A marca de independência que o FSM conseguiu consolidar é uma das razões de seu êxito. Apenas quatro anos se passaram desde a primeira edição em Porto Alegre e os Fóruns Sociais já são uma novidade política que se espalhou pelo mundo. Além dos encontros mundiais, há Fóruns continentais, temáticos, nacionais, regionais e locais. Centenas de milhares de pessoas sentem-se atraídas por esses eventos, precisamente porque neles não há instrumentalização política. Compartilham-se múltiplas campanhas, lutas, projetos e sonhos de uma sociedade nova possível - e nenhum deles se sobrepõe aos demais. A partir de 2005, uma nova metodologia estimulará ainda mais as convergências e ações comuns, mas a adesão a elas será sempre voluntária. Este novo horizonte para atuação política - que afirma o direito das sociedades a construir seu futuro - contrasta com o desgaste das instituições tradicionais, vistas cada vez mais como pouco democráticas, submetidas aos mercados financeiros e impermeáveis à opinião dos cidadãos.


A realização de três Fóruns Sociais Mundiais em Porto Alegre tornou-se possível pelo fato de a cidade ter se transformado numa referência concreta de mundo novo. Ao longo de décadas, as lutas sociais moldaram uma sociedade civil crítica, organizada, consciente de seus direitos, disposta a conquistá-los na prática. Além disso, o FSM contou com hospitalidade calorosa da população, o entusiasmo e o apoio material da Prefeitura e do governo do Estado.

A eleição de outros governantes não apaga esta tradição de lutas, nem altera a relação do Fórum Social Mundial com a cidade. Esperamos dos eleitos a manutenção dos compromissos assumidos. Ao escolher Porto Alegre como sede do FSM 2005, há quase dois anos, o Conselho Internacional confirmou sua relação fraterna com a capital gaúcha, onde o Fórum Social Mundial nasceu. O local das edições futuras do Fórum será definido - sempre sem interferência de partidos ou governos - também pelo Conselho Internacional, que se encontrará em janeiro em Porto Alegre. Um de seus objetivos permanentes é a internacionalização do FSM, já tendo decidido que o encontro de 2007 ocorrerá num país africano. Em menos de três meses, o grande encontro mundial das alternativas estará novamente reunido, às margens do Guaíba.

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca