ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

29226/10/2004 a 1°/11/2004

FSM 2005: abertas as inscrições de cultura

Diversidade cultural: esta será mais uma grande marca no Fórum Social Mundial 2005, que será realizado em Porto Alegre, entre 26 e 31 de janeiro. As inscrições de atividades artísticas e culturais também já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.forumsocialmundial.org.br, até 10 de novembro.

A cultura ocupa um lugar de destaque na programação do V FSM: além de ser um dos 11 espaços temáticos definidos para o Fórum, também perpassará por todos estes espaços, possibilitando o encontro de grupos e movimentos culturais populares. Por isso, possui um formulário diferenciado, no qual podem ser inscritas propostas nos segmentos de artes plásticas, atividades interativas, audiovisual, celebração, festas, manifestações, circo, dança, performances, teatro, poesia e narrativa, shows musicais, memória e qualquer outra forma de expressão. As pessoas interessadas devem se inscrever primeiramente como indivíduo ou organização.

"O Fórum Social Mundial é um processo de transformação e encontro das culturas, e a visibilidade das expressões, linguagens, manifestações artísticas e culturais em 2005 pretende evidenciar esta dinâmica", ressalta Regina Egger, do Escritório do FSM de São Paulo, responsável por organizar e apoiar o grupo facilitador do Espaço Arte e Criação: construindo as culturas de resistência dos povos. "Assim, o novo papel da cultura no Fórum evidencia a importância dessas manifestações como práticas sociais de resistência e reflexão acerca do mundo em que vivemos."


Projetos

Quatro grandes projetos organizarão as atividades culturais e artísticas inscritas: Museu Vivo da Diversidade, Diálogos de Rua, Mostra Intercontinental de Cinema e Memória Instantânea.O Museu Vivo da Diversidade, por exemplo, além de servir como suporte para construções coletivas, será o espaço destinado para uma grande exposição do acervo de outras edições do FSM e dos Fóruns Continentais, Nacionais e Temáticos e, ainda, um ponto de encontro para as mais diversas manifestações artísticas coletivas. Já o Memória Instantânea é um espaço para a edição e a exibição das imagens, textos, grafites, HQs, cartuns e outras formas de expressão de participantes do Fórum. O espaço contará com ilhas de edição, disponíveis nos camarins do anfiteatro Pôr-do-Sol e operadas por equipes de voluntários(as), cujas produções terão exibição imediata, quase em tempo real, no Museu Vivo da Diversidade e também em todo o território FSM.

O projeto Diálogos de Rua trabalha com a descentralização do Fórum, permitindo outras formas de diálogo entre o evento e a comunidade local. Vários palcos móveis garantirão que a construção de diálogos aconteça por meio do contato com diferentes linguagens (música, teatro e manifestações), levando as propostas do FSM para os bairros de Porto Alegre. Por fim, a Mostra Intercontinental de Cinema reunirá filmes e DVDs de diversos continentes em variadas programações. Uma das exibições envolverá as películas em 35mm e 16mm, que serão projetadas ao ar livre durante as noites do Fórum. A mostra será viabilizada pelas curadorias de cada continente, responsáveis por escolher as obras mais representativas dos locais de origem e mais identificadas com os conteúdos do FSM.


fsmcultura@forumsocialmundial.org.br cultura@fsm2005.softwarelivre.org

lerler
  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca