ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Fórum Social Mundial
informes - ABONG

2895/10/2004 a 11/10/2004

III Fórum Social Potiguar acontecerá em Mossoró

No período de 16 a 19 de dezembro, a cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, será a sede da terceira edição do Fórum Social Potiguar (FSP). Com a perspectiva de receber cerca de 3 mil pessoas, o Comitê Organizador (CO) do evento - composto pelas entidades Coopervida, Terra Viva, Visão Mundial e pelo Centro Feminista 8 de Março (CF8) - está realizando plenárias semanais com os outros comitês formados (cultura, infra-estrutura, mobilização, economia solidária) e já tem um amplo calendário para a construção do Fórum. 

Como lembra Isolda Dantas Moura, membro da coordenação do CF8 e do Comitê Organizador, o FSP surgiu nas ruas, na campanha contra a Alca, na luta contra a guerra, na campanha contra os transgênicos e em sintonia com todo o processo dos Fóruns Sociais Mundiais. "Nesta perspectiva, este ano o III FSP será realizado não mais na capital do Rio Grande do Norte como nas demais edições anteriores, mas no oeste do Estado, por ser esta uma região marcada pelas ações de movimentos, entidades e pastorais, que têm desenvolvido um processo de lutas conjuntas em diversos momentos históricos do Estado", relata. Outras diferenças marcam o III FSP: a busca de ampliação da participação popular; e, para qualquer fornecimento de material, serviços, etc., serão contatados primeiramente os grupos da economia solidária, para, como frisa Isolda, "buscarmos realizar um outro mundo possível". "A grande presença do movimento popular e a de grupos de trabalhadoras e trabalhadores, que fazem economia solidária, mostra que atingiremos nosso desejo de um Fórum cada vez mais popular", avalia. 

No processo de construção do III FSP, além de temas que aparecem como prioritários - entre eles, agroecologia, economia solidária, protagonismo popular, cultura -, há demandas por debates de problemas internacionais, como o livre comércio, vinculados a aspectos regionais sobre desenvolvimento e semi-árido. Mas todas as temáticas serão definidas no Seminário de Construção do FSP, que acontecerá em 16 de outubro e que deverá contar com a participação de 150 pessoas de todas as regiões do Estado. "Além disso, estamos com um calendário para realizar atividades nas cidades pólos do Estado, em área de grande concentração de movimentos sociais", informa Isolda.

Em breve, as inscrições para o FSP poderão ser feitas pela Rede virtual do Fórum, por meio da qual circulam todas as informações sobre o processo, e pelas entidades e movimentos, por meio de ficha impressa. 
Obtenha mais informações sobre o III FSP com o CF8: cf8@cf8.org.br

 

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca