ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Beyond
informes - ABONG

28828/09/2004 a 4/10/2004

Abertas as inscrições para o FSM 2005

As inscrições para a quinta edição do Fórum Social Mundial, que acontecerá em Porto Alegre (Brasil) entre os dias 26 e 31 de janeiro de 2005, já estão abertas para organizações e indivíduos, que não têm necessariamente uma ligação com alguma organização. O FSM de 2005 está sendo construído sob novas perspectiva e metodologia, para ampliar ao máximo a possibilidade de convergência, multiplicar os diálogos durante o evento e evitar a repetição desarticulada de atividades sobre o mesmo tema.


Essa iniciativa parte da premissa de que não é possível construir um outro mundo sem somar esforços, construir alternativas e articular ações e campanhas em comum. O primeiro passo neste sentido foi a realização da Consulta Temática, entre os meses de maio e julho, da qual participaram mais de 1.800 entidades, que informaram quais temas, sugestões de lutas, questões, problemas, propostas ou desafios pretendem discutir durante o Fórum. Da análise das respostas foram definidos 11 espaços temáticos e três espaços transversais.


Entender essa nova metodologia do FSM 2005 é essencial no momento de inscrever-se. Assim como nas outras edições do evento, ao propor uma atividade autogestionada, cada organização terá de vinculá-la a um dos 11 espaços temáticos. A novidade é que essa informação ficará disponível numa consulta pública, de forma que outras organizações possam ter acesso aos contatos das entidades inscritas e aos conteúdos das atividades propostas. Para tal, o site das inscrições conta com um sistema de busca, a fim de que as organizações possam encontrar as demais entidades com temas e propostas em comum, seja por palavra-chave ou por propostas (de atividades e por espaço temático).


Assim, antes de realizar a inscrição de uma atividade auto-organizada, é fundamental consultar a lista pública de propostas, a fim de verificar quais articulações já existem em torno do mesmo tema, campanha, luta, questão, problema, proposta ou desafio. Um importante instrumento para auxiliar nessa busca é a lista por palavras-chaves/expressões que identificam o teor da proposta.


A ficha de inscrição de atividades autogestionadas para o FSM 2005 contém uma lista inicial com 117 sugestões de palavras ou expressões, formulada com base na Consulta Temática e nas palavras-chaves das edições anteriores do FSM. Caso não se sinta contemplada, cada organização tem, ainda, a opção de propor outra palavra-chave/expressão, que será trabalhada e traduzida para uma eventual inclusão na lista.


A aglutinação será incentivada, porém, deve ser feita de maneira voluntária. Qualquer organização pode assegurar desde o início a realização de suas atividades, inscrevendo-as previamente. Porém, se optar por combinar ou aglutinar suas atividades com as de outras organizações, ela poderá acessar novamente a ficha para alterar, excluir ou incluir novas propostas até 10 de novembro de 2004 (meia-noite do horário de Brasília). Mas não deixe essa tarefa para a última hora, pois o sistema de inscrições costuma ficar lento na véspera do FSM, devido ao excesso de acessos simultâneos.


O prazo final para a inscrição de indivíduos e entidades é 30 de novembro. E, consciente das diferentes condições de pagamento de seus(uas) participantes, o Comitê Organizador do FSM 2005 estipulou preços diferenciados de inscrição.


Consulte o site do FSM: www.forumsocialmundial.org.br.

 

Atividades culturais e imprensa

Haverá uma ficha específica para a inscrição de atividades culturais, que estará disponível em outubro. Entretanto, todas as organizações e indivíduos que trabalham com esse tema também devem fazer sua inscrição desde já. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail fsmcultura@forumsocialmundial.org.br. Já as inscrições para a imprensa estarão abertas em meados de outubro

(credenciamento@forumsocialmundial.org.br).


IV FSPA também abre suas inscrições

Outra Amazônia é possível é o lema do quarto Fórum Social Pan-Amazônico, que será realizado em Manaus entre os dias 18 e 22 de janeiro de 2005. Diversidade, Soberania e Paz foi o tema escolhido pelo Conselho Internacional do FSPA, reunido nos dias 23 e 24 de julho passado, na cidade de Quito - Equador. As entidades e movimentos populares que organizam o Fórum em Manaus esperam a participação de aproximadamente 10 mil pessoas dos noves países que integram a Amazônia continental, além de convidados(as) de vários países de todos os continentes. As inscrições para delegados(as), seminários e oficinas estão abertas até a primeira quinzena de dezembro e podem ser efetuadas acessando o link "inscrições" no site www.ivforumpan.com.br/novo. Outras informações: (92) 238-3317 - Fax: (92) 656-6602.

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca