ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

28614/09/2004 a 20/09/2004

Outro Nordeste é possível

A sociedade civil organizada do Nordeste brasileiro realizará, no período de 24 a 27 de novembro, o seu primeiro Fórum Social Nordestino (FSNE). O evento é uma iniciativa de redes, fóruns e movimentos sociais do Nordeste, orientada para: colocar em debate os distintos enfoques, análises e propostas para um outro Nordeste, democrático e sustentável; dar visibilidade aos avanços, novas dinâmicas e novas pautas das lutas sociais na Região; e articular as dimensões globais e locais das lutas emancipatórias e antineoliberais - por um outro mundo possível. 

O I Fórum Social Nordestino define-se, entre outros, "como integrante do processo mais largo de articulação da sociedade civil planetária inscrita no Fórum Social Mundial", o qual reúne e reunirá pessoas, organizações, redes e fóruns e movimentos sociais que se opõem a todas as formas de opressão, ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. Assim, aspectos como recolocar e dar visibilidade à "questão social do Nordeste" na agenda política nacional, assim como debater potencialidades e alternativas de projetos para um "outro Nordeste", relacionado a um outro Brasil possível, estão entre seus objetivos.

Sua estrutura inclui uma coordenação colegiada, uma coordenação executiva, secretaria executiva e comissões de trabalho. A Abong, por meio do seu Regional Nordeste 1, é uma das organizações integrantes da coordenação colegiada e da executiva.

O FSNE está estruturado em três eixos temáticos, com base nos quais devem se articular todas as atividades que o constituem. São eles: 1º Eixo - Os desenvolvimentos que temos e o Nordeste que queremos; 2º Eixo - Radicalizar a Democracia; 3º Eixo - Movimentos Sociais no Nordeste. Cada eixo agrupa blocos de temas. Com isso, pretende-se que esses temas sejam percebidos como portas-de-entrada para a inclusão das diferentes atividades que serão propostas. Todas as atividades que conformam o I Fórum Social Nordestino - conferências, seminários, testemunhos, oficinas e programação cultural - deverão estar vinculadas diretamente aos eixos e áreas temáticas que o estruturam.


A partir de 25 de setembro, estarão abertas as inscrições de delegados(as) e para as atividades autogestionadas. No mesmo período, também serão realizadas as inscrições para o Salão de Experiências e para o Mercado Solidário, que também acontecerão no FSNE . 

Para saber mais sobre o FSNE, acesse o site www.forumsocialnordestino.org.br ou escreva para a secretaria executiva: fsne@soscorpo.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca