ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Action2015
informes - ABONG

28431/08/2004 a 6/09/2004

As principais novidades do FSM 2005

As Comissões de Conteúdo e Metodologia do Conselho Internacional (CI) começaram a definir, nos dias 23 e 24 de agosto, a "nova cara" do V Fórum Social Mundial (FSM), que acontecerá no período de 26 a 31 de janeiro de 2005, em Porto Alegre. Além de aprofundar o caráter participativo e popular do FSM, como definido na reunião do CI em Passignano, foram criados onze Espaços - nome dado às seções temáticas do V FSM -, com base na análise da Consulta Temática, da qual participaram 1.863 entidades, informando os temas que pretendem discutir em 2005. 

A reunião também definiu como o FSM aumentará as possibilidades de alianças entre campanhas e organizações: inicialmente, serão criados 11 Grupos Facilitadores (GFs) - um para cada Espaço -, que serão constituídos assim que três entidades, integrantes ou não do Comitê Organizador Brasileiro (COB), associem-se a eles. Também foi aprovada a criação de um grande mural-corredor, que será localizado em local de grande circulação, para divulgar estas iniciativas. As inscrições gerais para o FSM serão iniciadas em setembro e encerradas em novembro. 

Já em 25 e 26 de agosto, aconteceu, no Sesc Vila Mariana, o Seminário Internacional de Cultura, realizado pelo COB para que as atividades culturais ocupem um espaço fundamental no V FSM. Contudo, para a participação de artistas, os critérios para a inscrição de atividades serão divulgados no decorrer de setembro. Outra iniciativa decidida foi a de mapear artistas e grupos do país e exterior, para garantir a diversidade de apresentações durante o FSM e para formar uma rede de organizações interessadas em participar na área cultural do Processo FSM. 

No dia 27, o (COB) realizou uma reunião ampliada, aberta para outras organizações e movimentos, que teve como foco principal de trabalho a mobilização, tanto para o V FSM como para o enraizamento do processo FSM no Brasil. O principal resultado desse encontro foi a formalização do Grupo de Trabalho (GT) de Mobilização, que conta, por enquanto, com 16 organizações e comitês de mobilizações. Durante a reunião, foi apresentada a proposta de mobilização do FSM (veja no site do FSM). Entre os principais pontos apresentados, está o mapeamento dos segmentos excluídos das edições anteriores do FSM e plano específico para a participação popular no evento de 2005. 

Mais informações: fsminfo@forumsocialmundial.org.br

 

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca