ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Action2015
informes - ABONG

28431/08/2004 a 6/09/2004

Continue de olho no seu voto em 2004

Nesta semana, o Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU) está lançando nacionalmente a edição 2004 de uma importante Campanha da cidadania para as eleições: a Olho no seu Voto. A iniciativa foi organizada pelo conjunto de 20 entidades que compõem a coordenação do FNRU, entre elas, a Fase (RJ), ONG responsável também pela sua Secretaria Executiva.

Lembrando que dia 3 de outubro é dia de votar em prefeito(a) e vereador(a), a Campanha alerta: Vote em candidatos que defendem a reforma urbana! É importante votar , acompanhar e cobrar que o prefeito e os vereadores defendam os 10 compromissos assumidos durante a campanha!

Conforme Regina Ferreira, assessora do Programa Nacional Direito à Cidade da Fase, o principal objetivo da campanha no Brasil é discutir com lideranças populares e eleitores(as) em geral, com candidatos(as) a prefeito(a) e a vereador(a), os dez pontos estratégicos a serem implementados nos governos municipais, visando à implementação de governos participativos e democráticos. "E visando, sobretudo, a garantir o direito à cidade e à moradia para todos os cidadãos e cidadãs de nossas cidades", ressalta Regina. Neste sentido, a Campanha tem um enfoque especial no direito à moradia, definindo vários pontos, projetos e programas que um governo deve implementar para garantir moradia digna com qualidade de vida.

Regina salienta que as campanhas são momentos importantes de discussão e debate de uma plataforma nacional de direito à cidade e da importância de votar em candidatos comprometidos com a agenda da reforma urbana. "Muito se tem avançado no nosso país no caminho da implementação de uma democracia participativa e, hoje, temos várias experiências municipais de orçamento participativo e de conselhos com representação da sociedade civil discutindo políticas públicas." 

A população pode ficar de olho no seu voto promovendo amplas discussões nas associações de bairro e demais associações comunitárias, nas igrejas, nos partidos, nas escolas, nos clubes, nos movimentos e nos demais espaços comunitários. "Realize debates com os candidatos do seu município", sugere Regina. Em 2 de setembro, o FNRU lança a campanha também no Conselho Nacional das Cidades. E, neste mês, o Fórum se reunirá com os(as) candidatos(as) a prefeito(a) para apresentar a carta compromisso, contendo os dez pontos a serem incluídos na eleição - entre eles, a implementação de programas habitacionais definidos em parceria com movimentos populares e a regularização da terra e da moradia.

"O material de divulgação da campanha é bastante simples e auto-explicativo e também está disponível para apresentação em PowerPoint", informa Regina. 
No site do FNRU (www.forumreformaurbana.org.br) e da Abong (www.abong.org.br) estão disponíveis o material com os dez pontos (10 compromissos para os futuros prefeitos e vereadores), que pode ser reproduzido livremente, e um roteiro de Como organizar a Campanha Olho no seu Voto".

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca