ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Mesa de Articulación
informes - ABONG

28324/08/2004 a 30/08/2004

ABONG debate identidade das ONGs e governos da AL

Por ocasião da reunião do Conselho Diretor da Abong em Recife (PE), no período de 17 a 19 de agosto, em Recife (PE), foram realizados dois debates com suas associadas, abertos também ao público em geral. O primeiro, ocorrido no dia 17, teve como tema a Identidade das ONGs em questão, consideradas as organizações não-governamentais voltadas para a radicalização da democracia, para o desenvolvimento e a defesa de direitos, ou seja, características do campo Abong. Para tal, teve-se por base que a identidade e papel destas ONGs estão cada vez mais diluídos, na opinião pública e nos meios de comunicação, em um grande campo indistinto e homogêneo, denominado terceiro setor - aqui entendido como o campo que reúne desde fundações empresariais até várias entidades sem fins lucrativos, com perspectivas de atuação social extremamente diferenciadas e com distintas trajetórias históricas. 

As análises desta complexa discussão couberam ao diretor-geral da Abong, Jorge Eduardo Durão; a Silvia Camurça, secretaria executiva da Articulação de Mulheres Brasileiras e da ONG SOS Corpo; e a Valdemar Pereira Neto, da fundação empresarial Avina. 

Na manhã do dia 19, aconteceu a mesa Governos democráticos-populares na América Latina: limites e perspectivas, cujo objetivo foi discutir a participação da sociedade civil junto a governos democráticos-populares da América Latina, dialogando com base na leitura de realidades de quatro diferentes países - Venezuela, Argentina, Cuba, El Salvador - nos últimos anos. As representações latino-americanas responsáveis pelas análises do tema estavam em Recife por conta da VI Assembléia do Conselho de Educação de Adultos da América Latina e Caribe (Ceaal) -, que possui 192 ONGs associadas, de 21 países da América Latina.

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca