ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • FIP
informes - ABONG

28027/07/2004 a 8/08/2004

III FME: a outra educação necessária

Para confirmar que uma outra educação é necessária, mais de 22 mil pessoas de 47 países participaram da III edição do FME, ocorrido no período de 28 a 31 de julho. Os quatro dias do evento foram marcados por muitas análises, apresentadas e discutidas durante três conferências, cinco debates temáticos, 75 atividades autogestionadas, 1.650 pôsteres e um painel internacional. Além disso, o terceiro Fórum também divulgou as suas propostas para a concretização de uma outra educação em sua carta Construindo uma plataforma mundial de lutas.

"O fórum é muito importante como espaço de encontro, de visibilidade e de articulação de agendas e da afirmação da política como caminho para mudança social que almejamos", avalia Denise Carreira, coordenadora da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que teve grande participação no encontro: além do seu estande em conjunto com a Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação, realizou três atividades. Entre elas, a Campanha apresentou os primeiros resultados do Mapa das crianças, jovens e adultos fora da escola, levantamento que fez parte das atividades de mobilização da Semana de Ação Global 2004, realizado em parceira com o Nossa Escola Pesquisa a sua Opinião (Nepso). Os dados consolidados pelo IPM/Ibope serão lançados ainda em agosto.

No estande, também foi lançada a primeira fase da campanha de pressão Fonteles, e o Fundef?, que cobra do procurador-geral da República um posicionamento com relação à representação contra o governo federal, entregue pela Campanha em abril deste ano. "Coletamos assinaturas para um abaixo-assinado a ser entregue ao procurador e lançamos um adesivo com a marca da campanha de pressão. O abaixo-assinado estará em nosso site", informa Denise.

Em parceria com a Campanha, o Observatório da Educação da ONG Ação Educativa promoveu o debate Controle Social e Participação nas Políticas Educacionais. Com cem pessoas presentes, a atividade contou com a participação de representações da academia, do Legislativo e de organizações da sociedade civil. Na mesa, e também em paralelo ao estande da Ação Educativa, o Observatório apresentou, entre outros, os resultados da pesquisa de opinião, que solicitou ao Ibope, sobre controle social e lançou sua última ação: o Você de Olho.

 

Conforme a coordenadora-geral do Observatório da Educação, Camilla Crosso,esta iniciativa visou a incentivar a observação local, por parte de cidadãos e cidadãs, para que seja possível dar visibilidade à diversidade de problemáticas educacionais existentes no Brasil e fortalecer a cultura do controle social. "Com base nas contribuições destas pessoas, o Observatório constituirá uma rede de observadores e observadoras da educação", conta Camilla, que considera o FME um espaço importante "para perceber as principais discussões, embates e desafios no campo da educação, dando um sentido relativo às ações que implementamos no cotidiano".

Mas para Denise e Camilla, o fato de o FME ter ocorrido seis meses antes do Fórum Social Mundial e simultaneamente ao Fórum Social das Américas, em Quito, deixou patentes desafios de estratégias para o próximo encontro. "Isto gerou uma perda política. A articulação desses espaços é fundamental, inclusive para viabilizar a participação de muitas organizações, pessoas e redes", avalia Denise. "É muito importante que haja uma articulação efetiva entre Fórum Mundial de Educação e o Fórum Social Mundial", ressalta Camilla. "E que a temática da educação volte a fazer parte das grandes linhas de discussão do Fórum Social Mundial, para não corrermos o risco de isolar o debate da educação do debate sobre os grandes desafios sociais em prol de um outro mundo possível".

www.portoalegre.rs.gov.br/fme

www.forummundialdeeducacao.com.br
www.campanhaeducacao.org.br www.controlesocial.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca