ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • FIP
informes - ABONG

27622/06/2004 a 28/06/2004

CCLF lança site para acompanhar a mídia pernambucana

O Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF/PE) lançou no "mundo" virtual, em 11 de junho, o site *Ombuds PE*, onde são encontradas análises sobre as matérias veiculadas na mídia pernambucana, principalmente nos jornais Diário de Pernambuco, Folha de Pernambuco e Jornal do Commercio. Com isso, o CCLF torna públicas suas discussões sobre o conteúdo do que é publicado nesses veículos, tendo por foco primordial dessa monitoria a abordagem dos direitos humanos. A edição do site é realizada por Rosário de Pompéia e Ivan Moraes Filho, ambos jornalistas e integrantes da equipe do Programa de Comunicação do CCLF, com o apoio de duas estagiárias. 

Uma das ações estratégicas do Programa de Comunicação do CCLF é o monitoramento da mídia pernambucana. Diariamente, os(as) profissionais do programa, muitas vezes com a participação de técnicos(as) de outras áreas do Centro, discutem as matérias publicadas, principalmente nos três grandes jornais do Estado. "O CCLF sempre fez clipagem e análise da mídia, e mandava para os e as jornalistas mensagens sobre temas publicados, como os da área de educação, sempre de forma amigável", relata Rosário. 

Conforme a editora *Ombuds PE*, o Centro tem, no seu Programa de Comunicação, uma linha para o fortalecimento da luta da democratização dos meios de comunicação. Com isso, a equipe constatou que suas discussões diárias sobre os veículos, restritas ao CCLF e à mídia pernambucana - com quem mantém um bom diálogo -, deviam se tornar públicas. Além disso, consideraram que o dia-a-dia dos(as) profissionais da grande imprensa impossibilita uma análise crítica sobre as conseqüências sociais do que é impresso. "Vimos que era necessário passar as informações para a sociedade em geral. Nasceu, então, a idéia de termos um site para socializar todos esses debates", lembra. 

Para Rosário, os(as) profissionais de comunicação têm o papel de estar qualificando as informações para a mídia, tentando a mudança pelo diálogo. "E a grande mídia tem de pensar o seu papel, porque está a serviço de toda a população", frisa. Para ela, cabe à imprensa aceitar ou não as análises que são enviadas, que contêm opiniões de especialistas de diversas áreas sociais. "Não queremos interferir na linha editorial dos veículos, nossa proposta é definitivamente qualificar a informação, inclusive com contribuições de nossos parceiros e parceiras." 

Conheça o Ombuds PE: http://www.ombudspe.blogger.com.br e envie sugestões para o e-mail: comunicacao@cclf.org.br

Seminário

Abong NE1 realizará seminário sobre políticas de comunicação
Entendendo que a Comunicação é um direito humano inalienável e um dos pilares para a democracia, a Abong, por meio do seu GT de Comunicação Nordeste 1, realizará, em 7 e 8 de julho, o seminário Políticas de Comunicação: Estratégias para o Controle Social.

 

O objetivo do evento é socializar compreensões e potencializar críticas propositivas, que contribuam para o debate sobre a democratização da comunicação no Brasil. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de junho, pelo abong@cenap.org.br ou pelo fax: (81) 3442-9769, juntamente com o comprovante de depósito da taxa de inscrição - ONGs e profissionais: R$ 30; estudantes: R$ 15. O pagamento deverá ser efetuado no Banco HSBC (399) - Agência 0286 - Conta Corrente 0919672, nominal ao Centro Nordestino de Animação Popular - Cenap. Mais informações: (81) 3442-9769, com Dani Acioli.

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca