ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Action2015
informes - ABONG

2741°/06/2004 a 7/06/2004

Começa a preparação para o FSM 2005

No período 21 a 23 de maio, uma reunião em Porto Alegre (RS) iniciou, com muitas novidades, o processo de preparação da quinta edição do Fórum Social Mundial (FSM), que acontecerá entre os dias 26 e 31 de janeiro de 2005. O encontro contou a participação membros do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial (FSM), do Comitê Organizador e de representações locais, que discutiram o formato do FSM 2005 quanto à sua logística.

Conforme Fátima Mello, membro do Secretariado Internacional representando a Abong, "esta reunião abriu um processo de gestão coletiva, ampla e participativa de organização de Porto Alegre 2005, que envolve, de forma mais direta, desde o CI do FSM até as organizações locais". No encontro, foram discutidos aspectos relacionados à organização logística do evento, buscando potencializar a idéia de construir o FSM 2005 com um caráter "exemplar", isto é, de um FSM que implemente na prática muitas das propostas discutidas em suas diversas atividades. Entre alguns dos pontos levantados, o estímulo ao abastecimento que privilegie a economia popular e solidária, o reforço ao uso de software livre, o estímulo ao consumo ético, à redução do lixo e a formas de expressão política alternativas às convencionais.

Um dos pontos centrais de discussão foi o debate das hipóteses de localização do evento. Entre as diversas possibilidades, houve um consenso geral sobre a necessidade de se trazer o evento para a orla do Guaíba e a região central da cidade. Entretanto, ainda serão feitos estudos para avaliar o impacto ambiental e a viabilidade desta hipótese. Nas duas primeiras edições do FSM, o núcleo de concentração das atividades foi a Pontifícia Universidade Católica (PUC). Na terceira, o evento se descentralizou em quatro grandes pólos de atividades, que se estendiam do Guaíba à PUC.


Metodologia

A proposta metodológica é outra das novidades do V FSM. Em 2005, a idéia é a de manter a diversidade do evento e, ao mesmo tempo, transformá-lo num espaço cada vez mais capaz de facilitar as articulações e as ações comuns entre os(as) que dele participam. Para isso, está sendo realizado um esforço para aperfeiçoar tanto o processo de definição das "grandes atividades" (as conferências, painéis, testemunhos e mesas de diálogo e controvérsias, definidas pelo Conselho Internacional) quanto a inscrição de centenas de oficinas e seminários.

O primeiro passo será a realização de uma ampla consulta temática, a partir da qual se buscará ouvir dos diversos atores que participam do processo que questões, lutas, problemas, propostas e desafios consideram importantes discutir no FSM, bem como quais atividades pensam em promover durante o evento. Não se trata de uma inscrição de atividades antecipadas, mas, sim, de um mapeamento do interesse das diversas organizações e coletivos. O início das inscrições de atividades está previsto para setembro.

O processo de mobilização para a consulta, que estará disponível por meio de um grande banco de dados na Internet, já começou. Em 20 de maio, foi dada a largada com o lançamento de uma carta, detalhando o processo de preparação do programa do FSM 2005. Com base nos resultados da consulta, a idéia é estimular a formação de grupos de trabalho para facilitar as sugestões de aglutinações entre propostas de mesmo tema e a definição das "grandes atividades", com base em consultas.

A íntegra da carta que detalha as novas propostas de metodologia, bem como outras informações sobre a preparação do FSM 2005, estão disponíveis no site www.forumsocialmundial.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca