ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • MCCE
informes - ABONG

27111/05/2004 a 17/05/2004

CDI ampliar parcerias em prol da inclusão digital

O Comitê para Democratização da Informática (CDI) concretizou, no final de fevereiro, mais uma parceria: a Associação Brasileira de Empresas de Software (Abes) assinou um acordo cooperação, pelo qual incentivará seus(uas) associados(as) a doarem computadores e periféricos e a desenvolverem ações de inclusão digital com o CDI.

Desde 1995, o CDI - que possui 37 comitês no país - cria Escolas de Informática e Cidadania (EICs) em parceria com uma outra "pessoa jurídica". "Nossa missão é promover a inclusão social de populações menos favorecidas por meio do uso das tecnologias da comunicação e informação, como construção e exercício da cidadania", explica o coordenador regional do CDI de São Paulo (CDI-SP), Rodrigo Alvarez. "Para nós, a tecnologia é um meio, uma ferramenta para se fazer a inclusão social". Já foram criadas pelo CDI 837 EICs, sendo 751 no Brasil e 86 no exterior. O CDI trabalha em comunidades de baixa renda e com instituições que atendam públicos com necessidades especiais, como portadores(as) de deficiência física e visual, usuários(as) psiquiátricos, jovens em situação de rua, presidiários(as), população indígena. "O domínio das novas tecnologias abre oportunidades de trabalho e de geração de renda e possibilita o acesso a espaços de sociabilidade", diz Alvarez.

Mas o Comitê também enfrenta vários entraves, como o alto índice de analfabetismo e a falta de políticas públicas de inclusão digital nas três esferas governamentais. "É preciso estimular, entre outros, um maior engajamento de empresas no patrocínio de projetos de inclusão digital e uma maior sensibilização da sociedade civil brasileira na co-responsabilidade da solução desses problemas".


CDI/SP: www.cdisaopaulo.org.br CDI (Matriz): www.cdi.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca