ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

2704/05/2004 a 10/05/2004

OPINIÃO - FSM: avançando na luta por um mundo mais justo e solidário

Redefinir a arquitetura do Fórum Social Mundial (FSM) para 2005 em Porto Alegre e expandir o seu processo foram as duas principais definições do Conselho Internacional do FSM, que se reuniu em Passignando Sul Traimento, na Itália, entre os dias 5 e 7 de abril, após a experiência de Mumbai, na Índia, em janeiro. 

A nova metodologia do FSM 2005 prevê um grande envolvimento dos(as) participantes com as estratégias de lutas para o próximo período. A idéia é a de superar a pulverização de iniciativas e a busca por articulações voltadas à construção de alternativas. A partir da definição das grades temáticas, que será realizada por meio de uma ampla consulta eletrônica, deverão ser estimulados, antes e durante o FSM, o diálogo e a identificação de convergências no que se refere a temas e estratégias, as articulações e a formulação de planos de ação. Isto se fará respeitando a diversidade e a multiplicidade de objetivos e estratégias, as divergências, o pluralismo, a multiplicidade de opiniões e todos os valores inscritos na Carta de Princípios. Desta forma, o que se quer é estimular o FSM como processo, superando a idéia de evento. 

A expansão do processo FSM foi tratada sob vários aspectos, desde a admissão de novos membros ao CI até a extensão do processo para regiões onde ainda não está enraizado ou não existe. 

O CI foi ampliado com a inclusão de 19 novos membros, que desde 2002 haviam feito solicitação de ingresso. No entanto, os critérios para a adesão ainda serão aprofundados pela Comissão de Expansão, visando, principalmente, à inclusão de organizações da Ásia e da África. Também com o objetivo de expandir o processo para regiões ainda não totalmente integradas à dinâmica do FSM, foi proposta pelas comissões de Expansão e Finanças, e aprovado pelo Conselho Internacional, a criação de um Fundo de Solidariedade, voltado ao financiamento da participação, no FSM 2005, de entidades dessas localidades que não dispõem de recursos. 

Sobre a rotatividade e a periodicidade dos próximos Fóruns, o grupo optou por aprofundar a discussão até o V FSM, quando o CI reúne-se novamente, em janeiro, em Porto Alegre. Ao mesmo tempo em que existe uma tendência de se realizar o FSM a cada dois anos, entende-se que sua presença anual tem importante relevância política no cenário mundial. Independentemente do formato assumido em 2006, a proposta da Secretaria Internacional de realizar o FSM na África em 2007, foi entendida como importante e necessária para a expansão do processo; assim, a construção das condições para sua realização será considerada desde agora. 

A Secretaria Internacional do FSM, formada por organizações do Brasil e da Índia, na qual a Abong tem assento, teve seu mandato estendido até janeiro de 2005. 

De outro lado, a realização dos Fóruns Regionais não foi amplamente discutida na reunião de Passignando. Permanecem os Fóruns em andamento, como o Fórum Social Europeu, Américas e Mediterrâneo, e foram propostos dois novos: um temático sobre alternativas ao livre comércio, a ser realizado em Hong Kong, no mesmo período da próxima reunião Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), e o Fórum Social Caribe, em data e local a serem definidos. 

A Abong, assim como várias das suas associadas, tem sido protagonista da construção do processo do FSM desde a sua origem e vê nele uma das mais importantes manifestações articuladas da sociedade civil do planeta, visando à construção de um mundo mais justo e solidário. Informe-se sobre o processo FSM no site www.forumsocialmundial.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca