ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • Mesa de Articulación
informes - ABONG

26927/04/2004 a 3/05/2004

Sucesso marca cúpula de mídia para crianças e adolescentes

No período de 19 a 23 de abril, o Rio de Janeiro foi sede da 4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes (CMMCA) - a World Summit on Media for Children - que teve como tema central nesta edição Mídia de Todos, Mídia para Todos. A iniciativa é da World Summit on Media for Children Foundation (WSMCF), criada em 1998 para articular um movimento permanente neste tema. As cúpulas acontecem a cada três anos e reúnem participantes de vários países. Os encontros anteriores foram realizados na Austrália (1995), Inglaterra (1998) e na Grécia (2001).

A CMMCA é considerada o mais importante fórum mundial sobre mídia de qualidade para o público infanto-juvenil, onde são analisados aspectos como a qualidade das produções infanto-juvenis veiculadas por televisão, rádio, Internet e demais mídias eletrônicas.

A 4a Cúpula - conhecida também como Rio Summit 2004 - foi uma co-realização da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, por meio da MultiRio-Empresa Municipal de Multimeios, e do Midiativa. Mais de 2.600 pessoas de 70 países participaram do encontro no Rio e outras duas mil acompanharam as atividades pela Internet, em tempo real. O Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip/RJ), representado pelo seu diretor executivo, Claudius Ceccon, foi uma das organizações membros do Comitê Diretor do encontro. Em 2001, durante a 3a Cúpula, o Cecip, juntamente com a Andi, o Midiativa e a MultiRio apresentaram oficialmente a candidatura do Rio, já sugerida em 1998.

Para Ceccon, a 4a CMMCA foi um indiscutível sucesso, com uma programação intensa e muita informação de excelente qualidade: diariamente, ocorreram três grandes conferências, na parte da manhã, e várias sessões paralelas, à tarde. Houve ainda o Fórum dos Adolescentes - com 150 jovens de vários países - e muitas oficinas acontecendo simultaneamente, entre elas, a do Rio Tecnomídia, realizada pelo Cecip e pelo grupo Nós do Morro.

A Cúpula também foi considerada um momento importante de um processo que está em curso no Brasil. "Cresce a consciência de que a programação que é oferecida sobretudo na televisão, o meio mais influente em nosso país, está longe do que se deseja e se pode fazer em termos de qualidade", afirma o diretor do Cecip, que há vários anos trabalha com o tema educação em Mídia junto a professores(as) e adolescentes, desenvolvendo projetos como o Botando a Mão na Mídia.

"Queremos chegar à democratização do acesso aos meios de comunicação e à instituição de uma legislação apropriada e equilibrada, que contribuam para melhorar a programação e determinar que, finalmente, as concessões dadas pelo poder público às emissoras de radio e TV sejam utilizadas para educação, cultura e entretenimento inspirador, em vez de baixarias e apelos ao pior consumismo", frisa.

No final do evento, além da elaboração da Carta Final, a presidenta da WSMCF, Patrícia Edgar, anunciou que a 5a Cúpula será realizada na África do Sul, em 2007.


CMMCA: www.riosummit2004.com.br
Cecip: www.cecip.com.br


MOC apresenta experiências na 4a CMMCA

O trabalho de inclusão de crianças e adolescentes nos meios de comunicação é incentivado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e é colocado em prática pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC/BA) e a Rádio Comunitária Arcos FM na região baiana do Sisal, com o programa de rádio semanal Criança em Destaque. A experiência foi apresentada pelo assistente de comunicação do MOC, Paulo Marcos - formado pelo Movimento pelo projeto jovens comunicadores sociais -, durante o painel Panorama Mundial, uma mostra de cem experiências desenvolvidas nos continentes.O programa vai ao ar às sextas-feiras e leva ao público infanto-juvenil debates, entrevistas, músicas e brincadeiras.


Moc: www.moc.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca