ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • MCCE
informes - ABONG

26630/03/2004 a 5/04/2004

Notas

Denúncia de racismo

Infelizmente, o aniversário da Seppir também foi marcado pelo racismo. Em jantar no Hotel Nacional (Brasília), sete mulheres negras foram insistentemente abordadas por garçons durante a refeição, pois queriam saber quem pagaria a conta. Entre elas, encontravam-se Vergília Matabeli, ministra da Mulher e da Coordenação de Ação Social de Moçambique; Deise Benedito, coordenadora de Articulação Política e Direitos Humanos da ONG Fala Preta! e suplente, no CNPIR, na representação do Fórum Nacional de Mulheres Negras; Nilza Iraci, coordenadora executiva do Geledés e da Articulação de ONGs de Mulheres Negras Brasileiras.

 

Conforme Deise, o gerente só apareceu sob a ameaça de ter a polícia na casa, alegando, entre outros, "excesso de zelo financeiro de seus funcionários". No dia seguinte (23), o grupo de mulheres denunciou o caso à Seppir e ao Ministério de Relações Exteriores e formalizou a queixa contra o hotel e seus funcionários na delegacia de polícia, na qual o delegado encaminhou o processo. "A cor da pele, mais uma vez, é vista como termômetro de caráter, em que se enfatiza a desconfiança, o medo e o preconceito. E este fato só teve destaque na imprensa por estarmos com a ministra", avaliou Deise.


Fórum DCA contrata assessor

O Fórum Nacional DCA está abrindo contratação de um assessor de Comunicação Social, na área da criança e do adolescente. Os currículos podem ser enviados até 10 de abril, via e-mail ou ECT. Tempo do contrato: oito meses. Formação: Jornalista. Salário: R$ 2 mil. Carga horária: 30 horas semanais. Local de trabalho: Brasília (DF). Endereços: E-mail: forumdca@forumdca.org.br ou para SAS, Quadra 5, lote 1, Bloco N, sala 218, CEP 70.070-913, Brasília (DF).


Fundação Ford abre inscrições para Programa de Bolsas

Estão abertas, até 28 de maio, as inscrições para a Seleção Brasil 2004/2005 do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford. Coordenado no Brasil pela Fundação Carlos Chagas, o Programa oferece oportunidades para que mulheres e homens, com potencial de liderança em seus campos de atuação, prossigam seus estudos superiores em nível de mestrado e doutorado, privilegiando, no país, pessoas provenientes das Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, ou de origem étnico-racial negra ou indígena, ou que tiveram poucas oportunidades econômicas e educacionais. A Seleção Brasil 2004/2005 oferece 42 bolsas de mestrado ou doutorado, no Brasil ou no exterior. Mais informações: (11) 3722-4404. E-mail: programabolsa@fcc.org.br. Site: www.programabolsa.org.br.


Deliberações IV CNAS

No período de 7 a 10 de dezembro de 2003 aconteceu, em Brasília, a IV Conferência Nacional de Assistência Social. Veja no site da Abong as deliberações aprovadas: www.abong.org.br.


Memórias do FSM

No site do Fórum Social Mundial (www.forumsocialmundial.org.br) estão disponíveis artigos com avaliações sobre o IV FSM, ocorrido em Mumbai, na Índia, entre 16 a 21 de janeiro de 2004. E a coleção completa dos livros de memória do FSM 2003, de cinco volumes, já está à venda. A iniciativa da coleção é da Secretaria Internacional do Fórum Social Mundial, e foi produzida pelo Ibase, com vários patrocínios e apoios. Mais informações, com secretaria FSM: (11) 3258-8914. E-mail: fsmtradfr@forumsocialmundial.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca