ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política
informes - ABONG

26416/03/2004 a 22/03/2004

Notas

Abong realizará seminário de avaliação do governo Lula

Com o objetivo de realizar um balanço do governo Lula e de como a sociedade civil respondeu aos desafios colocados pelo novo governo, a Abong realizará, em 13 e 14 de abril, no Rio de Janeiro, o Seminário de avaliação do governo Lula. O debate não é com o governo, mas entre ONGs e demais parceiros(as), e o público-alvo do encontro são: membros do Conselho Diretor da Abong, ONGs associadas, parceiros(as) e pessoas que representam a Associação em conselhos e em outras instâncias públicas. Entendendo que as ONGs têm um olhar diferenciado sobre a política governamental - que privilegia a sustentabilidade, a democracia e a luta contra as desigualdades -, o seminário enfocará algumas políticas específicas, inclusive a política econômica, e contribuirá para pensar o Estado que queremos. Haverá quatro blocos, sendo que três apontarão um diagnóstico elaborado por pessoas de ONGs sobre o período de um ano e meio de governo. O último bloco organiza estratégias de intervenção. As ONGs interessadas devem enviar os nomes de suas representações até 5 de abril para abong@uol.com.br, ou pelo tel.: (11) 3237-2122, ramal 4, com Denize Cardoso.


Campanha 60 Anos Bastam

O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM) são chamadas Instituições de Bretton Woods (IBWs) por terem sido criadas em uma conferência internacional, ocorrida em Bretton Woods, nos Estados Unidos. Em 2004, o FMI e o BM completam 60 anos, e várias organizações da sociedade civil consideram que contribuíram para agravar em muito situações de pobreza, destituição e agressões ao meio ambiente, em várias regiões do mundo, especialmente nos países em desenvolvimento. Como meio de expressar esse descontentamento, está em curso uma campanha global por ocasião dos 60 anos das IBWs: 60 Anos Bastam (ou 60 Years is Enough).

 

A ONG Focus on the Global South está solicitando inputs de conteúdos para a campanha global e, para cooperar, a Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais solicita às pessoas interessadas que encaminhem ao endereço www.rbrasil.org.br suas sugestões, contemplando as questões: Que mensagens devemos comunicar a estas duas instituições (FMI e BM)? Que devemos demandar delas? As sugestões necessitam ser sintéticas e o prazo para envio é curto (dez dias), pois a campanha fará manifesto durante as reuniões do FMI/BM em Washington (EUA), na terceira semana de abril.


22 de Março - Dia Mundial da Água

A água doce é considerada um dos direitos fundamentais da humanidade, conforme o artigo 30 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Por isto, a ONU instituiu, em 1992, o Dia Mundial da Água, a ser celebrado em 22 de março. Neste ano, além de diversas ações de ONGs e movimentos, a Campanha da Fraternidade, realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como tema: Fraternidade e Água e, como lema, Água, fonte de vida. Uma das ações concretas desta Campanha é a realização de um abaixo-assinado em favor de um mutirão nacional de revisão dos fundamentos da Lei nº. 9.433/97, sobre de Recursos Hídricos. No site da CNBB (www.cnbb.org.br), na página da Campanha da Fraternidade, está disponível um texto explicativo sobre os itens deste abaixo- assinado.


Carta do Fboms manifesta discordância da política do BNDES

Conheça a carta que o Fórum Brasileiro de ONGS e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Fboms) enviou ao BNDES manifestando discordar de algumas de suas políticas. Para tal, acesse o site da Fase: http://www.fase.org.br/conteudo.asp?conteudo_id=1030.

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca