ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • Mesa de Articulación
informes - ABONG

2622/03/2004 a 8/03/2004

ABONG e REBRIP participam da prepração da XI UNCTAD

Após ter assumido um papel facilitador da organização do Fórum da Sociedade Civil no âmbito da XI Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (Unctad, na sigla em inglês), a Abong participou de duas conferências preparatórias, que tiveram lugar em janeiro e fevereiro deste ano. As conferências da Unctad acontecem a cada quadriênio. O XI encontro ocorrerá no Brasil, em São Paulo, no período de 13 a 18 de junho, no Centro de Convenções Anhembi.

Em 12 de fevereiro, a Abong promoveu uma reunião preparatória em São Paulo, com a participação de várias entidades e o apoio da Rede Brasileira de Integração dos Povos (Rebrip), que está animando o processo político de preparação da XI Unctad. No dia 22, em Genebra, os representantes da Abong e da Rebrip reuniram-se com um conjunto de ONGs de vários continentes, envolvidas nas questões do comércio e do desenvolvimento, traçando com elas uma estratégia comum de ação. Foi constituído um Grupo Consultivo Internacional, que respaldará a atuação da Abong nesse processo. 

Ainda em fevereiro, no dia 23, realizou-se, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, uma audiência com representantes do setor privado e da sociedade civil. Falando pela Rede do Terceiro Mundo, Goh Chien Yen denunciou a tentativa dos países ricos de esvaziarem a Unctad de seu atual papel de única agência do sistema da ONU que procura integrar a questão do comércio com a problemática do desenvolvimento. Nicole Bullard, da organização Focus on the Global South, relacionou o debate da Unctad com a agenda do Fórum Social Mundial. 

O diretor-geral da Abong, Jorge Durão, relacionou a decisão da Abong de apoiar a XI Unctad com a expectativa de que a Unctad possa contribuir para a superação do impasse a que chegaram as negociações comerciais entre os países ricos e os em desenvolvimento, dando a mais ampla conseqüência possível ao seu mandato, que é o de contribuir para o desenvolvimento e para a redução do enorme fosso entre os países do Sul e os países ricos. Durão alertou os representantes dos Estados acerca do descrédito em que incorrerá a Unctad junto à sociedade civil se prevalecer o projeto de desmonte do seu já reduzido papel político. 

As organizações da sociedade civil brasileira terão um novo encontro com o secretário geral da Unctad, o embaixador Rubens Ricupero, no dia 8 de março, em São Paulo. (www.unctad.org).

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca