ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • FIP
informes - ABONG

25920/01/2004 a 26/01/2004

Resposta coordenará código de conduta do turismo

No final de dezembro de 2003, a ONG Casa Renascer (RN), o Banco do Nordeste e a Universidade Potiguar/Curso de Turismo, como entidades incubadoras do Código de Conduta do Turismo contra a Exploração Sexual Infanto-Juvenil, anunciaram um importante desdobramento deste processo: a criação da ONG Resposta, que passará a coordenar as ações do Código. Para tal, contaram com o Comitê de Monitoramento do Código, que tem como membros titulares o Ministério Público Estadual; a Coordenadoria de Direitos Humanos e Defesa das Minorias da Secretaria de Estado do Trabalho, da Justiça e da Cidadania; o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social da Prefeitura de Natal (RN).

Conforme Ana Paula Felizardo, dirigente das ações do Código e eleita presidenta da Resposta, esta é uma iniciativa pioneira no Brasil: o Código foi elaborado em 2001, com a colaboração de 178 representantes de organizações públicas e privadas, em seminário organizado pela Casa Renascer, Universidade Potiguar e Banco do Nordeste, com o apoio de DKA Áustria.

O Código é permeado pelo caráter ético, educativo e preventivo, seguindo as recomendações da Organização Mundial do Turismo, e se constitui em um instrumento de livre adesão. "Seu objetivo é a proteção de crianças e adolescentes e o fortalecimento do destino turístico do Rio Grande do Norte, através de ações que estimulam o consumo ético de serviços produzidos sob condições responsáveis", informa.

Assim, o primeiro Código teve o seu planejamento construído com uma contínua interlocução interinstitucional, com metas traçadas para a Secretaria Executiva do Código, então sob responsabilidade da Casa Renascer. O desenvolvimento das ações superou os limites e incorporou nov@s parceiros, possibilitando que as metas previstas para quatro anos fossem alcançadas em apenas dois.

Entre as várias ações realizadas, estão a adesão ao Código de Conduta de vários empreendimentos turísticos do Rio Grande do Norte; a publicação do Código em seis idiomas, tido como referência pelo Ministério do Turismo/Embratur; a inserção da obrigatoriedade de adesão ao Código para a concessão do Selo Sebrae de Qualidade em Serviços Turísticos.

Ana Paula ressalta que a Resposta também promoverá esforços na construção dos Códigos de Condutas em outros Estados do Brasil, a exemplo dos diálogos já iniciados com Bahia, Ceará e Sergipe.
Resposta: codigoconduta@terra.com.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca