ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

25514/11/2003 a 20/11/2003

Regional ABONG Nordeste II elege nova diretoria

Damien Hazard, da ONG Valorização do Indivíduo e Desenvolvimento Ativo - Brasil! (Vida Brasil - BA) é o novo diretor do Regional Abong Nordeste 2 que, juntamente, com sua suplente Rosa Marinho, do Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia (Gapa-BA), apoiarão as associadas desta região. Por ocasião da Assembléia Geral Ordinária, o Regional NE 2 - assim como os regionais São Paulo e Centro-Oeste - optou por aprofundar os debates entre suas associadas e esperar o mês de novembro para definir suas representações.

Conforme Damien, a discussão sobre a escolha da direção regional foi extremamente rica, apesar de não ter apresentado suas representações na data da Assembléia Geral da Abong e de ter necessitado uma decisão posterior. "Isto permitiu, de fato, conversarmos melhor acerca da divisão de tarefas no seio do nosso regional e também redimensionar a própria direção colegiada".

Assim, com base nas discussões, foi definida a seguinte forma de atuação: a direção colegiada foi formada por três ONGs, representadas por um membro cada, além da própria secretaria executiva (Márcia Dias). Na direção regional, como já informado, a Vida Brasil, com Damien Hazard; na suplência, o Gapa-BA, com Rosa Marinho; e uma terceira entidade, o Movimento de Organização Comunitária (MOC), com Clodoaldo Paixão, na segunda suplência - cargo que não existe na estrutura oficial da Abong, mas que está sendo implementado informalmente no Regional NE2. Essa direção de três pessoas e a secretária será responsável principalmente pela relação com a Abong Nacional, pela representação política, pela organização interna e pelo Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI). 

Para Damien, a princípio, dois campos de ação devem se constituir como prioridades do Regional NE2, com outras associadas responsáveis: a comunicação, que se beneficia da existência de um grupo de trabalho, e o controle social das políticas públicas, que engloba diversas temáticas, do campo urbano e do campo rural. "Os objetivos do nosso regional consistem numa continuidade e no fortalecimento das ações desenvolvidas na última gestão, à luz das avaliações e do monitoramento participativo em curso", observou. "Desta forma, podemos desde já apontar a continuidade do fortalecimento institucional e organizacional das ONGs associadas - com a preocupação de alimentar e desenvolver uma visão sistêmica desse desenvolvimento institucional -, a ampliação do quadro das associadas e a maior visibilidade da Abong NE2 principalmente na sociedade e em relação à opinião pública em geral.

Nos próximos meses, a nova direção estará organizando a dinâmica de funcionamento do Regional Abong NE2, com a transferência, entre outros pontos, do escritório do Sasop - direção regional na gestão anterior - para Vida Brasil e, em 12 de dezembro deste ano, lançará uma revista sobre a atuação, a composição e os rumos deste regional.


E-mail provisório Abong NE2: salvador@vidabrasil.org.br. Site Vida Brasil: www.vidabrasil.org.br. E-mail Gapa-BA: gapaba@uol.com.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca