ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

2492/10/2003 a 8/10/2003

CEFURIA estreia programa em TV comunitária

O Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria/PR) - ONG fundada em 1981 e que atua nas áreas de formação, articulação e comunicação, assessorando movimentos populares - estreou na TV Comunitária de Curitiba, em 27 de setembro, o programa Movimento. Em sua primeira exibição, o programa apresentou a cobertura do 9º Grito dos Excluídos; entrevista com a vice-presidenta do Cefuria, Marli Gonçalves; produção em homenagem ao Padre Miguel Ramero; além da agenda dos movimentos sociais para os meses de setembro e outubro. 

O Movimento será exibido quinzenalmente e está sendo produzido pela Quem TV Produções Audiovisuais, produtora de vídeos populares que faz parte do Cefuria. O administrador da Quem TV e diretor do Programa Movimento, Anderson Leandro da Silva, afirma que as primeiras edições servirão como "piloto", mas a formatação final deverá trazer um conteúdo de programação ainda melhor.

Conforme a vice-presidenta do Cefuria, Marli, em 22 anos de história, o Centro "marcou sua trajetória pela parceria com o movimento social, por entender que este é um espaço privilegiado de interlocução com as diferentes organizações da sociedade civil, comprometidas com a transformação social, econômica e política da realidade brasileira. Mas não esquece que é nas grandes periferias, nas comunidades, nas pequenas experiências das redes de troca da economia popular e solidária que há um povo bravo e lutador". Por isto, para Marli, o programa Movimento passa a ser um importante instrumento de difusão dos propósitos do movimento social, pontuando as discussões atuais e mostrando suas ações. Em contrapartida, a atuação do Cefuria na área de Comunicação passa a ser mais efetiva, fortalecendo também as áreas de Formação e Articulação. 

Dentre as próximas ações de comunicação do Centro de Formação Irmã Araújo está a realização do Seminário de Rádios Comunitárias. O encontro está agendado para os dias 6 e 7 de dezembro e está sendo organizado com o Núcleo de Comunicação e Educação Popular, da Universidade Federal do Paraná. O objetivo proposto pelos organizadores é o de promover uma atividade formativa com debates e oficinas, além de discutir com as comunidades de Curitiba e Região Metropolitana a formação de um grupo que dê apoio às iniciativas de criação de rádios comunitárias. 

Cefuria: cefuria@bsi.com.br e andersonmoreira13@yahoo.com.br

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca