ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • MCCE
informes - ABONG

2492/10/2003 a 8/10/2003

Paraná sediará a ICONS 2003

A Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças (ABDL/RJ), as ONGs Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), Instituto de Estudos da Religião (Iser), Rede de Informações para o Terceiro Setor (Rits) - todas associadas à Abong -, bem como organizações empresariais e acadêmicas estão organizando a Conferência Internacional Indicadores de Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida (Icons 2003), que acontecerá em Curitiba (PR), entre 26 e 29 de outubro. 

O evento pretende debater novas formas de mensurar o progresso e a prosperidade das nações, diferentes do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ou do Produto Interno Bruto (PIB), e formatar indicadores de desenvolvimento sustentável, que possam auxiliar no planejamento de projetos sociais e ambientais de instituições governamentais que trabalham com desenvolvimento, financiadoras de projetos e de ONGs. 

A Icons prevê a realização de dois painéis temáticos - Redefinindo o Desenvolvimento, a Prosperidade e o Progresso (novos paradigmas para medir conforto e modernidade) e Nova Geração de Indicadores para Medir Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental. Acontecerão também painéis sobre Novos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida: Lições Aprendidas, que terão por finalidade analisar casos concretos de implementação de novos indicadores em diferentes níveis de realidades nacionais, avaliando os desafios para a implementação e a replicabilidade em outras realidades.

Para o coordenador de Relações Institucionais da ABDL, Luiz Kitamura, a proposta central da Icons 2003 é sensibilizar a opinião pública e os atores estratégicos (formuladores de políticas, tomadores de decisão) sobre a importância da sustentabilidade, de novos paradigmas e instrumentos para medir desenvolvimento, riqueza e progresso. "Atualmente existe uma grande valorização do papel da própria economia no mundo", observa. "Um exemplo disto é o fato de o PIB ser o único indicador do grau de desenvolvimento dos países, mesmo que falhe em mensurar formas de riqueza não monetárias, como os ativos ecológicos, e outros recursos humanos, como educação, a saúde, capital social e qualidade de vida." 

Por considerar que o Brasil "está se firmando com um papel de valor no atual cenário mundial", Kitamura avalia que a participação de ONGs brasileiras na Icons é extremamente importante para o desenvolvimento de uma nova idéia, um modelo com uma base social mais justa. "Nesse aspecto, a sociedade civil organizada exerce um papel-chave", ressalta."


Representantes de ONGs, docentes, pesquisador@s, servidores/as públic@s e estudantes têm desconto especial para participar da Icons 2003. Informações: www.sustentabilidade.org.br.


Site ABDL: www.abdl.org.br. E-mail: kitamura@abdl.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca