ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

25631/10/2003 a 6/11/2003

I Fórum Social Brasileiro espera mais de 20 mil participantes

Entre os dias 6 e 9 de novembro, a cidade de Belo Horizonte (Minas Gerais) estará sediando o primeiro Fórum Social Brasileiro. A organização do evento prevê a participação de cerca de 1,5 mil entidades, representadas por mais de 20 mil pessoas. Das organizações já inscritas, 40 são de outros países. 

O FSB é convocado por organizações da sociedade civil, constituintes do Conselho Brasileiro, seguindo a Carta de Princípios do Fórum Social Mundial - que, em 2004, ocorrerá em Mumbai, na Índia, em sua quarta edição. 

Os eixos a serem abordados no Fórum Social Brasileiro serão discutidos em conferências, propostas pelo Conselho Brasileiro, e também em atividades autogestionadas, que serão realizadas por diversas organizações da sociedade civil, redes de ONGs e movimentos sociais. Com isso, a concepção metodológica do Fórum previu os seguintes eixos temáticos, com duas conferências por eixo: Eixo 1 - Imperialismo; Eixo 2 - O Brasil que Temos e o Brasil que Queremos; Eixo 3 - Movimentos Sociais; Eixo Transversal: constituído pelos temas de classe, gênero, geração, meio ambiente, liberdade de orientação sexual, raça e etnia, que perpassa todos os conteúdos propostos para as atividades do I FSB.

As atividades do I Fórum Social Brasileiro estarão concentradas no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e no Mineirinho, em Belo Horizonte. O FSB também contará com um acampamento da juventude, que terá espaço para barracas e infra-estrutura de sanitários.


Marcha de Abertura

O I FSB terá início, no dia 6, com a realização de uma marcha pelas ruas de Belo Horizonte. A concentração se iniciará às 15 horas, nas Praças Sete, Raul Soares e Rodoviária(Praça Rio Branco), onde acontecerão apresentações de grupos de tambores, congado e teatro. 

Cada praça será identificada com um tema: Praça Sete, Soberania e Desenvolvimento; Praça Raul Soares, Movimentos Sociais: unidade na diversidade; Rodoviária, Brasil que temos e o Brasil que queremos: trabalho. A marcha pelas ruas da cidade irá rumo à Praça da Assembléia, onde se dará o início oficial das atividades, com a leitura da Convocatória do I FSB. Estão programados vários shows para o ato de abertura.


A Abong no FSB

Como no Fórum Social Mundial, diversas associadas da Abong promoverão atividades autogestionadas no Fórum Social Brasileiro. Meio ambiente, instituições multilaterais, relações de gênero, questões raciais, são alguns dos temas que serão debatidos pelas ONGs associadas. 

E a Abong, realizará, em conjunto com o Processo de Articulação e Diálogo entre Agências Ecumênicas Européias e Entidades Parceiras no Brasil (PAD), a Plataforma Brasileira de Direitos Humanos Econômicos, Sociais e Culturais (DhESC Brasil) e o Fórum Ecumênico Brasil (FE Brasil), o Seminário Nacional Direitos Humanos de Todos e Todas. O encontro acontecerá em 8 de novembro, na UFMG-PCA (sala 112), das 14 horas às 18 horas, e contará com a participação de nove painelistas de renome na área.

O principal objetivo desse evento é contextualizar e promover um amplo debate acerca dos direitos humanos e sua articulação com desenvolvimento e democracia, apontando estratégias para a construção de uma agenda comum de ação. Tendo isto em conta, o primeiro painel terá como tema central Direitos Humanos, Desenvolvimento e Democracia e, o segundo, analisará e debaterá A Pauta dos Direitos Humanos no Brasil. A programação completa está disponível no site da Abong (www.abong.org.br). 

Ao final do seminário, ocorrerão dois lançamentos: o Relatório sobre a dignidade humana e a paz no Brasil 2003, da FE Brasil, e o Relatório Direitos Humanos no Brasil: diagnóstico e perspectivas, de Ceres e Miserior.

A Abong também está apoiando a Expo Brasil Desenvolvimento Local - 2003, que ocorrerá em Belo Horizonte, de 5 a 8 de novembro, no Minascentro. A promoção do evento está a cargo da Coordenação da Rede de Conhecimento sobre Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (Rede Dlis), hospedada na Rede de Informações para o Terceiro Setor (Rits). 

Em sua segunda edição, a Expo Brasil - 2003 tem por objetivo adensar e impulsionar as iniciativas de desenvolvimento local sustentável no Brasil, além de estimular conexões internacionais em torno do tema. A previsão é de que reúna mais de 2 mil participantes, entre atores da sociedade civil, governamentais e empresariais, para trocar experiências, impulsionar a geração de conhecimento e construir novas parcerias. 

Durante a Expo, acontecerão conferências, palestras, mesas, painéis e oficinas, que tratarão os principais temas ligados ao desenvolvimento local, como gestão compartilhada e participativa, microcrédito, economia solidária, inclusão digital, meio ambiente e gênero. Haverá, também, uma ampla feira de projetos, produtos e serviços associados ao tema.


Estande Abong

No FSB, a Abong estará presente também com um estande coletivo para divulgação das ações de suas associadas, assim como aconteceu nas três edições do Fórum Social Mundial. As associadas que desejarem levar material para venda e divulgação, deverão entregar diretamente no estande da Associação, com uma lista com a quantidade e os preços dos materiais a serem vendidos. 

Devido à metragem do estande, cada associada poderá disponibilizar no local: publicações para venda: no máximo, 10 exemplares; materiais para distribuição gratuita: uma caixa pequena

As associadas devem confirmar sua participação no estande pelo e-mail: abonginfo@uol.com.br, a/c de Neusa.

FSB: www.fsb.org.br
Rede Dlis: (21) 2507-8427. E-mail: liliane@rits.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca