ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte
informes - ABONG

25631/10/2003 a 6/11/2003

Pronord 2004 seleciona grupo

Estão abertas, até 20 de novembro, as inscrições para grupos interessados em participar do Programa de Liderança para o Desenvolvimento Local Sustentável no Nordeste (Pronord 2004). O programa promove e articula lideranças no Nordeste do Brasil, para a implementação de projetos que ajudem na superação das causas da pobreza na Região. São responsáveis pelo Pronord 2004 a Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças (ABDL) - que concebeu o Programa - e a Fundação W.K. Kellogg.

O Pronord pretende oferecer condições para que se estabeleçam, de maneira integrada - mobilizando pessoas, organizações e conhecimentos -, conjuntos de iniciativas com potencial para quebrar ciclos de pobreza e de exclusão social na região, dando uma atenção prioritária a jovens e adolescentes que, além de serem fundamentais para mapear demandas e problemas, são imprescindíveis na descoberta e no encaminhamento das soluções. Conjuntos de iniciativas desse tipo formam o que está sendo chamado de "grupos abrangentes".

Conforme o coordenador executivo da ABDL, Andrés Falconer, o programa tem por base duas idéias centrais: formação e articulação de redes. Assim, nesta sua terceira edição, uma das diferenças práticas imediatas do Pronord está no processo de seleção, que será de grupos e não de indivíduos. "Na nova concepção do Pronord, demos um passo adiante: vimos que não basta apenas capacitar e que as pessoas se conheçam, mas, sim, que elas produzam algo que gere impacto, fruto de um trabalho coletivo", ressalta. 

O Pronord 2004 selecionará quatro grupos, em microrregiões localizadas respectivamente nos Estados de Alagoas, Paraíba, Piauí e Sergipe. A escolha destes Estados se deve ao fato de eles não terem sido contemplados pela Kellogg, até o momento, por projetos de grupos abrangentes. Cada grupo contará com cinco pessoas associadas a instituições de diferentes tipos - por exemplo, governo local, universidade, ONGs, movimentos sociais, empresas, etc. -, com potencial de trabalho integrado, das quais pelo menos uma trabalhe junto com jovens e/ou adolescentes. 

Os grupos devem ter um projeto já proposto anteriormente ou que seja proposto para esta oportunidade. As propostas devem contemplar diferentes atividades, complementares, trabalhando com jovens, famílias e comunidades em situação de pobreza. Os grupos selecionados participarão de um processo de formação, voltado ao desenvolvimento microrregional e com o objetivo específico de oferecer condições às pessoas integrantes e às suas organizações para que elaborem e implementem conjuntamente projetos de médio e longo alcance (entre cinco e dez anos).

Entre as atividades oferecidas aos grupos estão: seminários e oficinas presenciais, trabalhos de campo e algumas atividades a distância, com uso de tecnologias de informação e comunicação em rede eletrônica. Essas ações acontecerão no período dentre fevereiro e maio de 2004. Em outubro de 2004, ocorrerá um seminário de avaliação do Programa e, a seguir, sua divulgação.

Com isso, Falconer avalia que o Pronord funcionará como uma incubadora. Sua expectativa é de que o programa una o processo de capacitação de indivíduos com o processo de desenvolvimento institucional, para, eventualmente, criar novas experiências de colaboração. "E que tudo isto tenha resultado prático e real de mudança social", observa o coordenador. 

Mais informações e inscrições para processo de seleção estão no site da ABDL: www.abdl.org.br/pronord/inicio.htm. E-mail: pronord2004@abdl.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca