ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

25223/10/2003 a 30/10/2010

Rádio Margarida lança CD de projeto premiado

Em 23 de outubro, a ONG Centro Artístico Cultural Belém Amazônia (CACBA)/Rádio Margarida lançou seu CD Rádio Novelas educativas, contendo nove radionovelas, com duração média de sete minutos cada, e nove spots, de 45 segundos, abordando temas como: drogas lícitas e ilícitas, trabalho infantil doméstico e nas ruas, violência doméstica e sexual (abuso e exploração), gravidez na adolescência e Estatuto da Criança e do Adolescente.

Essa produção foi concretizada porque, em abril deste ano, dentre os 120 projetos inscritos no 2º Concurso Rede Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), o projeto do CACBA/Rádio Margarida foi um dos cinco premiados - com direito a produzir mil cópias. Conforme a arte-educadora e assistente social da ONG, Maria Eugênia Moreira de Melo, para a Rádio Margarida, a parceria com a Rede Andi é de fundamental importância. "E este CD, produzido em conjunto com os estudantes de comunicação social e serviço social da Universidade Federal do Pará, vem justamente para formar comunicadores com uma visão mais crítica da situação da criança e da adolescência", enfatiza.

Os estudantes da UFPA tiveram e têm participação no projeto como estagiários em quatro momentos: na etapa de levantamento de informações, para os temas abordados nas radionovelas; na produção do roteiro; no acompanhamento do processo de pré-produção e na articulação com comunicadores e atores sociais que utilizarão o produto. Uma das estagiárias, Dayane Baia, relata que parte do grupo preferiu abrir mão de suas férias para trabalhar com a Rádio. Ela fez parte do grupo responsável pela elaboração dos pré-roteiros sobre violência sexual, violência doméstica e gravidez na adolescência. "Foram quase quatro meses com o projeto fazendo parte de nosso cotidiano. Qual o saldo da experiência? Sem sombra de dúvidas, foi extremamente positivo! Comecei a ter uma nova visão sobre as questões sociais de nossa realidade, e repensei sobre o verdadeiro papel dos profissionais de comunicação."

A Rádio Margarida considera, contudo, que somente a veiculação do CD não garante a disseminação dos temas abordados. Assim, o projeto produzirá também dois folders didáticos, com informações sobre a utilização do material. Para comunicadores/as, o folder indicará especialistas, sites, entidades e materiais que poderão ser utilizados em entrevistas e matérias sobre o assunto. Para @s educadores/as, o impresso deverá dar sugestões de dinâmicas, brincadeiras, jogos e outras formas lúdicas de trabalhar o CD - que será distribuído gratuitamente a educadores/as e radialistas.

radiomargarida@radiomargarida.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca