ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Fórum Social Mundial
informes - ABONG

25223/10/2003 a 30/10/2010

Feministas concorrem ao Prêmio Cláudia

Mais uma vez, como ocorre anualmente desde 1996, a revista Claudia está promovendo o Prêmio Claudia, com algumas novidades. Agora, as finalistas estão divididas em cinco categorias: ciência, cultura, negócios, políticas públicas e trabalho social. E, pela primeira vez, a votação é aberta ao público, que poderá votar em cinco mulheres consideradas, na sua opinião, como as que mais contribuíram para o desenvolvimento do País. Contudo, deve-se escolher apenas uma candidata em cada categoria. 

Para a realização do prêmio, a revista Claudia consulta, a cada ano, uma rede de formadores de opinião, entidades governamentais e não-governamentais, fundações e universidades de todo o Brasil, em busca de indicações de mulheres extraordinárias em diversas áreas de atuação. Nos últimos anos, a equipe da revista analisou a qualidade e o impacto da obra de mais de 500 mulheres. 

A comissão organizadora do Prêmio Claudia já selecionou as 15 finalistas de 2003, três de cada campo de atuação proposto, das quais cinco serão premiadas. A Mulher do Ano recebe um troféu e a importância de R$ 20 mil e as outras quatro premiadas receberão uma placa e a quantia de R$ 5 mil.

E três dessas candidatas têm vinculações com a história do movimento feminista e de mulheres, bem como trabalhos em defesa dos direitos da população afrodescendente. São elas: Edna Roland (Políticas Públicas): psicóloga, é uma das principais lideranças na luta contra o racismo no Brasil e no mundo; ajudou a criar duas grandes ONGs com trabalhos em prol das mulheres negras, é presidenta de honra da FALA PRETA! Organização de Mulheres Negras (SP) e foi nomeada pela ONU, neste ano, como Relatora-Geral da Conferência Mundial contra o Racismo.

 

Mara Régio Di Perna (Trabalho Social): radialista e ambientalista, dirige o programa Natureza Viva, na Rádio Nacional da Amazônia; muitas vezes, é o elo entre populações rurais e ribeirinhas que têm o rádio como único meio de comunicação. Creuza Maria Oliveira (Trabalho Social): referência na luta contra o trabalho infantil e pelos direitos das trabalhadoras domésticas, é presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas e representante da Comissão Especial do Trabalho Infantil Doméstico. O resultado do concurso será divulgado em dezembro, no site da revista Cláudia e em sua edição impressa. Para votar, entre no site www.claudia.com.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca