ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

25116/10/2003 a 21/10/2003

Notas

Ação do CVI/BA beneficiará 250 mil com deficiência física

Em 29 de setembro, o juiz Carlos D´ávila, do Tribunal Federal de Recursos, determinou, em tutela antecipada parcial, que todas as empresas de transporte interestaduais, com origem na Bahia, ofereçam, em todos os destinos, pelo menos um horário diário com ônibus devidamente adaptado às necessidades das pessoas com mobilidade reduzida.

 

Determinou, ainda, que as empresas terão prazo de três meses para efetuar as devidas adaptações, além de sentenciar que a União não deverá renovar nenhum contrato de concessão de transporte interestadual sem prever a adaptação para as pessoas com mobilidade reduzida. Essa primeira decisão é fruto da ação civil pública proposta pela ONG Centro de Vida Independente da Bahia (CVI-BA), liderada por pessoas portadoras de deficiência, para tornar efetivo o direito de ir e vir das pessoas com mobilidade reduzida. A medida beneficiará cerca de 250 mil pessoas em todo o Estado da Bahia, considerando a porcentagem convencionada pela OMS para a incidência de deficiência física, que é de 2% da população. Mais informações:reginamm@cpunet.com.br.


Rede Brasil contrata secretário/a executiv@

A Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais está contratando profissional para o cargo de secretári@ executiv@, para desenvolver atividades como: supervisionar atividades administrativas; elaborar plano anual de atividades e planos de captação de recursos; realizar contatos com a imprensa, com autoridades governamentais e representantes de organizações internacionais. Para tal, deverá ter os seguintes pré-requisitos: formação superior na área de humanas, especialmente relações internacionais, ciência política, sociologia; boa comunicação (ler, escrever e falar com fluência) em língua inglesa e outros idiomas; ter conhecimento de ONGs e das instituições financeiras internacionais ( Bird, BID, FMI, etc.); capacidade de trabalhar em equipe e de produção de textos e de informações. O salário é compatível com a função. As pessoas interessadas deverão enviar currículo para rbrasil@rbrasil.org.br até 14 de novembro.


Recife sedia encontro sobre Circo Social

Entre 17 e 19 de outubro, reuniram-se, em Recife, representantes das seis ONGs que desenvolvem em rede, nas regiões Norte e Nordeste do país, o conceito de circo social como instrumento de construção da cidadania entre crianças e adolescentes. O 1º Encontro Norte/Nordeste da Rede Circo do Mundo Brasil foi organizado pela Escola Pernambucana de Circo (EPC) e contou com a participação de representantes das demais ONGs que integram a rede: Arricirco (PE), Circo Escola Ecocidadania (CE), Funpapa (PA), Menino Cidadão (RN) e Sua Majestade O Circo (AL). Também participaram a Fase (RJ), ONG que coordena a Rede Circo do Mundo no Brasil, membros de outras instituições e de órgãos governamentais.

 

A importância da definição de uma estratégia de desenvolvimento institucional para as ONGs foi um dos principais pontos da pauta. No dia 17, ocorreu o lançamento do livro Circo do Mundo Brasil: uma experiência de Metodologia em Rede, organizado pela Fase (RJ), que aborda o método pedagógico utilizado pelas ONGs brasileiras que utilizam a arte circense como ferramenta. Mais informações: (81) 9133-3530, com Fátima Pontes/EPC. E-mail: fatinhapontes@terra.com.br. Site: www.escolapecirco.org.br.


Curso Indicadores Sociais e Políticas Públicas

O Ibase e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) do IBGE estão abrindo pré-inscrição para o curso Indicadores Sociais e Políticas Públicas. Financiado pela Fundação Ford, é o primeiro de muitos cursos que serão desenvolvidos com outras parcerias. A atividade é direcionada a multiplicadores/as como lideranças sociais, comunitárias e de organizações da sociedade civil e será realizada entre 28 e 30 de outubro. O objetivo é contribuir para que as pessoas possam entender o significado dos indicadores e aprendam a usá-los e a elaborá-los. A pré-inscrição está aberta até 22 de outubro: deve-se preencher o formulário, disponível no site do Ibase, e enviar para o fax: (21) 3852-3517. A taxa de inscrição é de R$ 30 e são oferecidas 30 vagas. Mais informações: (21) 2509-0660. E-mail: anax@ibase.br. Site: www.ibase.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca