ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

2509/10/2003 a 15/10/2003

Campo apoia criação de Cyber Cidadão

O Centro Comunitário de Capacitação Profissional Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz, Zona Norte do Rio de Janeiro - grupo assessorado pelo Centro de Assessoria ao Movimento Popular (Campo) - lançou, em 24 de setembro, o seu Clube de Internet: o Cyber Cidadão. Na data, foi inaugurada a sala que leva o nome do saudoso sambista da Portela, Argemiro Patrocínio, pelo filho do homenageado, Gerônimo, considerado um dos maiores mestres-salas da escola de samba de Madureira, e pelo sr. Luís, integrante da Velha Guarda da Portela. 

O projeto é fruto de uma parceria com a ONG Campo e tem como principal objetivo criar novas possibilidades de acesso ao mundo digital e à informação por comunidades de baixa renda, facilitando técnica e financeiramente a implantação de ações que possam diminuir as distâncias sociais. "Só foi possível concretizarmos este projeto com o apoio financeiro do Campo", informou o coordenador do Centro Comunitário, Mozart Chalfun. 

Desde a sua fundação, o CCCP Paulo da Portela tem o objetivo de criar meios e oportunidades à população mais empobrecida da cidade, por meio de cursos profissionalizantes, pré-vestibular, alfabetização. Nessa trajetória, constataram a necessidade de algo que contribuísse para que o aprendizado, principalmente na área de informática, não se perdesse pela falta da prática ou do micro. "Com o Cyber Cidadão, unimos oportunidade de acesso à pesquisa, ao emprego, à tecnologia, ao lazer e ao encontro, esperando que os freqüentadores dêem um salto em sua capacitação", ressalta Mozart. 

O Clube da Internet - cujo slogan é Seja Cyber, Cidadão! - conta, hoje, com 65 sócios. Ao aderir, cada pessoa paga mensalidade e tem direito a utilizar o microcomputador, com acesso à Internet, durante cinco horas semanais, não acumulativas.


Cyber Expansão

O Cyber Cidadão é o projeto piloto do Programa de Inclusão Digital Sustentável que, em breve, será levado a outras comunidades, além de Oswaldo Cruz, pelos nove centros comunitários assessorados pelo Campo, que integram a Rede de Centros Comunitários de Formação Profissional do Grande Rio. Essas unidades estão nos bairros de Campo Grande, Costa Barros, Penha e Rocinha, na cidade do Rio de Janeiro; Itaúna e Jardim Bom Retiro, em São Gonçalo; e Campo do Prado, em Cachoeiras de Macacu.


Campo: campo@campo.org.br www.campo.org.br
CCCP PP: mozar.chalfun@ig.com.br

lerler
  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca