ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

2509/10/2003 a 15/10/2003

Notas

Curso aborda gênero no desenvolvimento institucional

A ONG SOS CORPO - Gênero e Cidadania (Recife/PE) realizará, no período de 3 a 6 de novembro, o curso nacional A dimensão de gênero no desenvolvimento institucional. Para tal, conta com os apoios de EED, Novib e CEE. Com este evento, o SOS deseja propiciar um espaço de formação e de intercâmbio, que contribua para @s participantes, de várias pontos do país, elaborarem uma visão geral sobre as potencialidades e os desafios que a incorporação da dimensão de gênero traz para as organizações, cuja ação se pauta pelos ideais de democracia e justiça social. Cada organização terá direito a duas vagas e o critério de seleção obedecerá à ordem de chegada das inscrições. São oferecidas bolsas para as organizações que não dispõem de recursos, que deverão enviar justificativa com a ficha de inscrição. O prazo final para inscrição é 20 de outubro. Mais informações: (81) 3445-2086. E-mail: secretaria@soscorpo.org.br. Site: www.soscorpo.org.br


Abong e Inter-Redes chamadas a participar de consulta sobre a política nacional de inteligência

Diversos segmentos da sociedade - mídia, sindicatos de trabalhadores e de empresários, igrejas, advogados, ONGs e universidade - estão sendo convidados a participar de um processo de consulta, que pretende estimular o envolvimento da sociedade civil na discussão sobre a política nacional de inteligência e a produzir recomendações para as diretrizes desta política. Por iniciativa da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Presidência da República, foi realizada, no dia 8 de outubro, a primeira reunião de um grupo de referência, coordenado pela Secretaria Geral e pelo Gabinete de Segurança Institucional, ambos da Presidência da República, para facilitar a realização desse processo.

 

O diretor-geral da Abong, Jorge Durão, participou desse encontro, no qual foi proposta a realização de várias reuniões, numa das quais serão ouvidas a Abong a Inter-Redes. A atividade de inteligência se desenvolve no país desde1999, sob o marco jurídico do chamado Sistema Brasileiro de Inteligência, cujo órgão central é a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O debate sobre a política nacional de inteligência deverá levar em conta o fato de que as atividades de inteligência se desenvolvem no âmbito externo e interno, e que, por lei, têm como parâmetros a defesa da soberania nacional e o respeito ao Estado de direito democrático. Portanto, é de grande relevância a definição adequada do foco da política de inteligência no âmbito interno - por exemplo, no tocante à segurança pública e ao combate ao crime organizado - , de modo a evitar-se a repetição de práticas de controle da sociedade civil pelo Estado que marcaram o regime autoritário e o extinto SNI, de triste memória. A iniciativa da Presidência da República insere-se na lógica da ampliação da participação e ampliação do controle cidadão sobre as políticas públicas.


UCBC adere ao Mutirão para Superação da Miséria e da Fome

O Serviço de Notícias da União Cristã Brasileira de Comunicação Social (UCBC) sobre o Mutirão para a Superação da Miséria e da Fome já está no ar. O Mutirão é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB, em parceria com várias organizações. A UCBC está participando por meio da mobilização de comunicadores em todo o Brasil, para produzir notícias sobre as ações comunitárias desenvolvidas em cada Estado, e convida tod@s @s associad@s, membros das redes de comunicadores e de Pastoral da Comunicação, estudantes de comunicação a buscarem informações em suas regiões e inserirem na página da UCBC.

 

As ações serão intensificadas entre 12 e 19 de outubro, quando haverá uma semana nacional de mobilização, uma parceria entre o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coeb), o Mutirão da CNBB e o Programa Fome Zero, do governo federal. Nessa ocasião, a UCBC enviará boletins especiais, com os principais destaques e resumos das notícias. @s interessad@s podem se cadastrar no site (www.ucbc.org.br) para serem correspondentes do sistema - todos os textos serão divulgados com crédito dos autores, mas não serão remunerados. As informações também podem ser enviadas para o e-mail ucbc@ucbc.org.br ou para o fax (11) 5589-2050. Outra possibilidade é participar divulgando o sistema de informações e repercutindo as notícias nos veículos de comunicação locais.

lerler
  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca