ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • Beyond
informes - ABONG

24421/08/2003 a 27/08/2003

ABONG Nordeste I debaterá política estratégica de comunicação para ONGs

Mais do que um desafio, debater comunicação é um aspecto estratégico e fundamental para o fortalecimento das ONGs. Tendo isto em conta, o GT de Comunicação do Regional Nordeste 1 da Abong (Recife) realizará, em 29 e 30 de agosto, a Oficina Política Estratégica de Comunicação para ONGs. O encontro será facilitado pela publicitária e professora da Fundação Getúlio Vargas, Nádia Rebouças.

Conforme Alessandra Nilo, jornalista, fundadora da ONG Gestos Soropositividade, Comunicação e Gênero e integrante do GT Comunicação da Abong NE1, o grupo observou "que o tema da comunicação não está internalizado nas ONGs brasileiras." Ela avalia, porém, que a dificuldade em implementar políticas institucionais de comunicação é uma realidade partilhada por todos os setores brasileiros, inclusive os governamentais. "E nas duas últimas décadas, a produção e o intercâmbio de informações consolidaram-se como grandes desafios para as ONGs, o que tem promovido cada vez mais a inclusão de jornalistas em seu corpo técnico. Assim, com esta oficina, pretendemos sensibilizar e preparar as ONGs para trabalharem, da melhor forma, com a comunicação."

O encontro tem como objetivo central oferecer capacitação inicial a dirigentes, assim como a profissionais de comunicação ou responsáveis por essa área nas ONGs associadas, convidados e parceiros da Abong, no sentido de elaboração, planejamento e monitoramento de políticas estratégicas de comunicação.


Pesquisa Mídia e ONGs

Durante a oficina Política Estratégica de Comunicação para ONGs, serão utilizados os resultados da pesquisa Mídia e ONGs, realizada pelo GT de Comunicação do NE1. A assessora de comunicação do Regional Abong NE1, Dani Acioli, divulga alguns dados: foram entrevistad@s profissionais de comunicação de três jornais da grande imprensa, de rádios, TVs e autônomos de Recife, com 2 a 30 anos no exercício da profissão; tod@s responderam que sabem o que é uma ONG, mas alguns/mas confundem ONGs com fundações empresarias e agências de cooperação internacionais; 85% consideram as ONGs uma fonte; 45% das pautas das ONGs chegam via releases e 35%, por contatos pessoais; 85% destas tornam-se matérias por serem bons projetos sociais.

Entre as sugestões para melhorar o relacionamento da mídia com as ONGs, constam: enviar releases mais objetivos e específicos para cada mídia; manter os veículos informados sobre seus eventos/ações; promover encontros/seminários para jornalistas; profissionalização interna.

Além dessa pesquisa, será apresentado, também, o diagnóstico sobre comunicação em ONGs, que trata sobre como a comunicação é trabalhada dentro da instituição e de que maneira as informações são socializadas internamente e externamente.

Solicite as íntegras das pesquisas por e-mail: abong@cenap.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca