ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Action2015
informes - ABONG

24131/07/2003 a 6/08/2003

Lançado em BH o Fórum Social Brasileiro

Belo Horizonte (MG) assistiu, em 30 de julho, o lançamento do primeiro Fórum Social Brasileiro (FSB), uma iniciativa do Conselho Brasileiro (CB), que acontecerá em Belo Horizonte, entre os dias 6 e 9 de novembro de 2003. Está previsto para agosto o início das inscrições de delegad@s e de atividades. O FSB antecederá o IV Fórum Social Mundial que, em 2004, acontecerá em Mumbai (Índia), no período de 16 a 21 de janeiro.

O FSB terá três eixos gerais: imperialismo; o Brasil que temos e o Brasil que queremos; e movimentos sociais. A metodologia adotada para o evento prevê que os temas classe, meio ambiente, liberdade de orientação sexual, gênero, juventude, raça e etnia constituem um eixo transversal, que perpassa todos os conteúdos propostos para as atividades e a própria estrutura da metodologia do evento. Por isto, na indicação de palestrantes para as conferências, a Comissão de Trabalho sobre Metodologia do CB deverá garantir o equilíbrio de gênero e da composição étnico-racial das mesas de debate.

Durante o evento em Belo Horizonte, acontecerão, como no FSM, conferências - atividades de responsabilidade do Conselho Brasileiro, organizadas pela coordenação do FSB - e atividades autogestionadas, que têm a finalidade de permitir o encontro, a apresentação e fundamentação das propostas, a reflexão conjunta, a troca de experiências, a articulação, o planejamento e a definição de estratégias de grupos, coalizões, redes, movimentos e organizações. Assim, essas atividades poderão ser propostas sob forma de painéis, mesas de diálogo e controvérsia, testemunhos, seminários e oficinas.


Seminário do CB debaterá imperialismo

O próximo seminário do Conselho Brasileiro do FSM acontecerá no Rio de Janeiro, em 9 e 10 de agosto. Além de informes sobre o processo FSM e a organização do FSB, o seminário aprofundará o debate em torno aos temas e subtemas do eixo 1 do Fórum Social Brasileiro (Imperialismo). Além das conferências Alca, OMC e dependência externa: estratégias econômicas de dominação e Globalização armada e a militarização na América Latina, constam do eixo Imperialismo oito subtemas. Mais informações: fsminfo@forumsocialmundial.org.br, com Ana Roberta, ou pelo telefone (11) 3258-8914 (a partir das 14 horas).

FSB: Site: www.fsb.org.br. E-mail: organizacao@fsb.org.br. 
Telefones: Secretaria do FSB/MG: (31) 3224-5056. Secretaria do FSB/SP: (11) 3021-5339


No site do FSM/BR (www.forumsocialmundial.org.br) estão disponíveis a convocatória do FSB, a versão integral da metodologia prevista e distribuição da grade de programação.

 

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca