ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

24131/07/2003 a 6/08/2003

IV Encontro Nacional do FBSAN reúne 161 delegados

No período de 21 a 23 de julho aconteceu, em São Paulo, o IV Encontro Nacional do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional, com a presença de 161 delegad@s, representando entidades e fóruns de 17 Estados brasileiros. O encontro foi patrocinado por Christian Aid e Cordaid, com o apoio das ONGs Ibase, Instituto Pólis e Cese, do Hotel Mercure e da Agência Cuca de Turismo. O Fórum é uma articulação de entidades, movimentos sociais, indivíduos e instituições que se ocupam da questão da segurança alimentar e nutricional. 

O IV Encontro foi parte de um processo iniciado nos fóruns estaduais, onde foram escolhidas suas representações, e teve como objetivos debater: as convergências entre os conceitos de segurança alimentar e nutricional, soberania alimentar e direito humano a alimentação; questões prioritárias na relação com o governo e o Programa Fome Zero; 4. participação na preparação da segunda Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (março de 2004), quando serão formuladas as diretrizes para uma política nacional e eleito o novo Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea); formular estratégias de ação nacional.

Conforme a coordenadora da Área de Segurança Alimentar do Instituto Pólis, membro da coordenação nacional do FBSAN e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo, Christiane Costa, tod@s trabalharam com a convicção de que a sociedade civil tem uma importante responsabilidade no enfrentamento da questão da fome e de que não haverá segurança alimentar apenas com os esforços isolados de governos. "Acreditamos que é por meio da construção de uma fecunda parceria entre governo e sociedade na implantação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional que poderemos saldar a dívida com milhões de brasileiros, resgatando o valor humano, cultural e social que a alimentação sempre ocupou na vida dos povos", avaliou. 

Um dos resultados do IV Encontro do FBSAN foi a elaboração da Carta da Cidade de São Paulo, declaração que contém as importantes análises resultantes dos debates do evento.


Histórico

Como desdobramento da participação no processo da Cúpula Mundial da Alimentação em Roma, ocorrida em 1996, constituiu-se um Grupo de Trabalho Nacional de Segurança Alimentar. Em 1998, num evento realizado também em São Paulo, foi criado o Fórum Brasileiro, que hoje conta com mais de cem organizações e com representações em quase todos os Estados brasileiros. 

O Fórum participa de redes mundiais como a Rede de Segurança Alimentar e Cidadania dos Povos de Língua Portuguesa, o Fórum Global de Segurança alimentar, Rede Internacional para o Direito Humano à Alimentação, Rede Interamericana de Agricultura e Democracia e Aliança Mundial para Nutrição e Direitos Humanos. "Desenvolvemos várias atividades de capacitação dirigidas à integrantes de organizações da sociedade civil e técnicos da administração pública", informa Christiane. "Fomos colaboradores na elaboração do projeto Fome Zero, estamos contribuindo em sua implementação e integramos o Consea, criado em janeiro deste ano."


chris@polis.org.br. www.polis.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca