ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

24024/07/2003 a 30/07/2003

Conferências nacionais de meio ambiente acontecerão em novembro

Vamos cuidar do Brasil. Esta é a proposta-tema da Conferência Nacional do Meio Ambiente, que será realizada em Brasília, no período de 28 a 30 de novembro, como parte do compromisso assumido pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a qualidade de vida e a sustentabilidade socioambiental. A Conferência tem como objetivo ampliar o debate e a participação popular na definição de diretrizes, para a consolidação do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama). Simultaneamente, ocorrerá também a Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. 

As duas Conferências Nacionais contarão com a participação de representantes dos governos federal, estaduais e municipais, de ONGs, entre outros setores da sociedade. Antecederão a Conferência Nacional do Meio Ambiente 26 pré-conferências estaduais e uma distrital. No evento, deverão ser aprovados dois documentos com diretrizes e propostas, que serão encaminhadas ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).


Educação ambiental

A Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente foi fruto de um acordo entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério da Educação, considerado como um passo decisivo para as ações de educação ambiental do governo federal. Em 21 de julho, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro da Educação, Cristovam Buarque, instalaram o Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, previsto na Lei 9.795/99, e assinaram o Termo de Cooperação Técnica MMA/MEC.

 

Com isto, as escolas de Ensino Fundamental de todo o país estão sendo incentivadas a realizar suas pré-conferências. Cada evento escolar elegerá um/a delegad@, definirá uma proposta de política ambiental e elaborará um cartaz de campanha. As propostas serão sistematizadas em todos os Estados e os cartazes selecionados para definir as delegações estaduais. Após o encontro nacional, @s adolescentes apresentarão à ministra do Meio Ambiente um documento com suas demandas. Está prevista, também, a criação de uma rede de jovens, para que continuem mobilizados na luta ambientalista. 
MMA: www.mma.gov.br


São Paulo realizará Conferência Municipal

Na cidade de São Paulo, o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Adriano Diogo, propôs a realização de Conferências Municipais de Meio Ambiente, tendo em conta que a territorialidade dos municípios é mais legítima e precisa no seu diagnóstico socioambiental e as proposições da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). Neste sentido, a SVMA tem realizado reuniões com organizações da sociedade civil para preparar a Conferência Municipal do Meio Ambiente da Cidade de São Paulo. As ONGs interessadas em participar deste processo deverão entrar em contato com a SVMA: (11) 3372-2210, com Cláudia Gibeli. E-mail: cggomes@prefeitura.sp.gov.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca