ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Mesa de Articulación
informes - ABONG

2373/07/2003 a 9/07/2003

Seminário Homens, Sexualidade e Reprodução reúne mais de 200 pessoas

Aconteceu, em Recife, de 17 a 20 de junho, o 2º Seminário Internacional e 1º Seminário Norte/Nordeste Homens, sexualidade e reprodução: tempos, práticas e vozes. A organização foi das instituições Programa Papai - ONG associada à Abong -, Fages, Nepo e Grupo Pegapacapá, que contaram com o apoio da Fundação Ford, do CNPq, da Fulbright e com a colaboração do Fórum de Mulheres de Pernambuco, da Articulação Aids em Pernambuco, da Rede Pernambucana de Redução de Danos e da Faculdade de Ciências Médicas (UPE). Fundado em 1997, o Programa Papai desenvolve pesquisas e ações socioeducativas com homens de diferentes idades, com base em uma perspectiva feminista e de gênero.

O evento reuniu mais de 200 pesquisadores/as e profissionais de ONGs de vários Estados, além de estúdios@s do tema de países como México e Chile. Foram realizadas seis mesas, com a presença de várias lideranças de ONGs e de personalidades acadêmicas, que abordaram temas como: sexualidades e socialização masculina; os labirintos da violência; cultura e diversidade; paternidade: desejos, direitos e compromissos; o lugar dos homens na reprodução; raça, etnicidade e exclusão social.

Outra associada à Abong, a ONG Ecos, esteve presente na mesa de abertura do evento, quando relembrou a história do 1o Seminário Internacional, ocorrido em abril de 1998, em São Paulo. Nessa ocasião, o evento foi organizado pelo Grupo de Estudos sobre Sexualidade Masculina e Paternidade (Gesmap) - Ecos e pelo Programa de Estudos e Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Saúde - IMS/UERJ. O primeiro seminário surgiu da trajetória da Ecos e do Gesmap - do qual participavam Benedito Medrado e Jorge Lyra, fundadores do Instituto Papai -, como possibilidade de tornar públicas algumas das reflexões que orientavam as reflexões e as ações dos integrantes do Grupo, da própria Ecos e de outr@s pesquisadores/as, por intermédio da exposição de seus trabalhos de pesquisa e intervenção.


Papai: www.ufpe.br/papai. Ecos: www.ecos.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca