ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

2373/07/2003 a 9/07/2003

Sucesso marca encontro do Movimento de Atingidos por Barragens

A Universidade Federal de Brasília (UNB) sediou, no período de 9 a 13 de junho, o Encontro Nacional do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), que reuniu cerca de 1.200 lideranças de 17 Estados do Brasil, onde há barragens planejadas, em construção ou já construídas. São camponeses, indígenas, descendentes de quilombolas, homens e mulheres que perderam ou estão ameaçados de perderem as suas terras pela construção de usinas hidrelétricas. O Movimento dos Atingidos por Barragens está organizado há 13 anos e vem resistindo contra a construção de barragens e lutando pela garantia dos direitos das famílias atingidas por estas obras. O Encontro Nacional discutiu formas de fortalecer esta luta e as propostas para um novo modelo energético para o Brasil, no qual a água e a energia estejam sobre controle e a serviço do povo brasileiro.

Conforme Rodrigo dos Santos, do setor de comunicação do MAB, o evento possibilitou uma intensa troca de experiências, consolidando-se em um momento "de reafirmar a importância da organização do Movimento e da luta da classe trabalhadora do país. Pela primeira vez conseguimos reunir atingidos de várias regiões do Brasil, para discutirmos a importância da organização e da luta do MAB. Saímos desse Encontro muito mais animados e esperançosos do que quando chegamos, pois milhares de pessoas também estão se sentindo assim", avaliou.

Para Santos, é certo que, de agora em diante, verão os resultados serem concretizados nas diversas regiões onde o MAB é organizado, pois intensificarão a formação de novas lideranças para melhorar a sua organização. "Afirmamos que nossa luta maior é pela construção de um Projeto Popular para o Brasil. É por isto que nos somamos aos demais movimentos do campo ligados à Via Campesina e reafirmamos a nossa luta contra a construção de barragens, contra a Alca, contra os transgênicos, contra a privatização das águas e, sobretudo, contra o imperialismo norte-americano."


Movimento dos Atingidos por Barragens: www.mabnacional.org.br.
mab@mabnacional.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca