ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política
informes - ABONG

23626/06/2003 a 3/07/2003

ABONG promoverá seminário internacional sobre sociedade civil nas novas pautas políticas

A Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong) realizará, no período de 1º a 3 de setembro de 2003, no Hotel Excelsior (SP), o Seminário Internacional O Papel da Sociedade Civil nas Novas Pautas Políticas. O evento é parte integrante das ações desenvolvidas pela Abong para fortalecer a identidade, o papel e o impacto social das ONGs por meio da construção e do aprofundamento de consensos sobre temas políticos, em defesa da cidadania e da democracia. O público-alvo são profissionais, militantes e ativistas de ONGs, acadêmicos/as e outr@s pesquisadores/as.

Este Seminário Abong tem como objetivos: destacar o papel político da sociedade civil em busca da transformação e alteração da atual ordem mundial, em defesa dos Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (DhESCA); refletir a identidade e o lugar das ONGs nos espaços públicos nacionais e internacionais nas novas conjunturas políticas; debater as estratégias e ações ativas e reflexivas das ONGs, em busca do fortalecimento e da ampliação da capacidade de controlar e influir em políticas públicas, de maneira crítica e comprometida, visando a atender as demandas sociais. 

Assim, o encontro foi estruturado com base na necessidade de debater e contextualizar o lugar da sociedade civil e o papel das ONGs diante das mudanças atuais, tanto na conjuntura política nacional quanto na internacional, propondo uma reflexão, com organizações originárias de diferentes países, nos seguintes eixos:

1. Os desafios da sociedade civil na nova dinâmica internacional e, em especial, nacional e latino-americano: globalização, guerra, hegemonia e contra-hegemonia, imperialismo, formas de cooperação internacional, democracia e os novos movimentos sociais. 

2. A sociedade civil nos espaços públicos nacionais e internacionais: o lugar das ONGs nas suas relações com movimentos sociais, partidos políticos, Estado, espaços públicos sociais e organizações internacionais multilaterais. 

3. As ações e estratégias da sociedade civil: as relações entre ativismo e produção de conhecimento para transformação social e garantia de direitos; o papel das Universidades. 
Entre os palestrantes já confirmados estão personalidades como: Boaventura Souza Santos, Roberto Bissio, Chico de Oliveira, Cândido Grzybowski, Eduardo Ballón, Jorge Eduardo Durão e Teivo Teiva Inen. 

As inscrições para participar do Seminário Internacional Abong já estão abertas e são gratuitas. Informações podem ser obtidas com Miriam, pelo e-mail: abonguniversid@uol.com.br. Veja também no site da Abong outros informes e a ficha de inscrição para participar do Seminário Internacional Abong: O papel da sociedade civil nas novas pautas políticas: www.abong.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca