ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política
informes - ABONG

2335/06/2003 a 11/06/2003

Notas

Manual de Regularização Fundiária

Já se encontra disponibilizado no site do Ministério Cidades - www.cidades.gov.br - o importante Manual de Regularização Fundiária, elaborado por juristas e urbanistas de diversas partes do Brasil. Este é um projeto compreensivo e pioneiro, promovido pelo Instituto Pólis em parceria com a Caixa Econômica Federal. Para ter acesso gratuito ao documento, basta entrar no espaço da Secretaria de Programas Urbanos e procurar pelo item download.


2º Expoambiente acontecerá em julho

A 2º Expoambiente Amazônia - Feira de Iniciativas Sustentáveis do Norte Mato-Grossense acontecerá entre os dias 10 e 12 de julho, em Alta Floresta, norte do Mato Grosso. O evento é uma iniciativa do Programa Fogo: Amazônia Encontrando Soluções, que visa a promover alternativas ao modelo de exploração predatória dos recursos naturais, caracterizado pelo fogo e o desmatamento. Durante o evento, acontecerão o Seminário Negócios Sustentáveis, o Fórum de Educação Ambiental da Universidade de Mato Grosso e uma mostra de Produções Escolares sobre várias temáticas ambientais. Mais informações: www.expoambiente.org.br


Iser promove curso na área ambiental

Como fazer programas de Agenda 21 na cidade, na comunidade, na empresa e na escola? O que são projetos socioambientais e como elaborá-los? Estes são alguns dos temas a serem abordados, a partir de 25 de junho, nos sete módulos independentes do curso Desenvolvimento Sustentável para Valer: Dez Anos de Práticas Socioambientais Brasileiras, que o Instituto de Estudos da Religião (Iser), sediado no Rio de Janeiro, organiza com base em sua larga experiência em educação e formação, dirigida à área ambiental. O curso destina-se a técnicos de ONGs e agências governamentais, militantes ambientalistas, jornalistas, executivos de empresas e estudantes universitários. As inscrições estão abertas até 17 de junho. Mais informações: (21) 2555-3750, ramal 3304, com Maria Alice. E-mail alice@iser.org.br.


Repertório de legislação quilombos entra no ar

A Comissão Pró-Índio de São Paulo apresenta, em seu site (www.quilombo.org.br), um repertório das leis e normas referentes aos direitos das comunidades quilombolas. Esta coletânea é resultado de levantamento realizado pela CPI-SP, com o suporte financeiro de Oxfam. Foram pesquisadas as disposições legais e regulamentares de 27 Estados, além da legislação federal. Mais informações: (11) 3088 6905. E-mail: cpisp@cpisp.org.br

 

Terceiro Concurso de Projetos de Mulheres

O Angela Borba - Fundo de Recursos para Mulheres abriu inscrições para o Terceiro Concurso de Projetos de Mulheres, para selecionar projetos que promovam ações e iniciativas para transformar a vida das mulheres. Serão selecionadas exclusivamente iniciativas de grupos de mulheres que se dedicam a Projetos de Formação em Promotoras Legais Populares e Projetos de Núcleos de Atendimento às Mulheres em questões legais, elaboradas por grupos e organizações coordenadas ou dirigidas por mulheres, que se dedicam a trabalhar com mulheres. O Angela Borba dispõe de um fundo no valor de R$ 70 mil para projetos até R$ 7 mil. Prazo para envio: até 30 de junho. Processo de seleção: de 1o de julho a 31 de agosto. Início dos projetos: 15 de setembro. Mais informações e critérios de seleção: (21) 2245- 6138, com Madalena Guilhon. E-mail: angelaborbafundo@ajato.com.br.

 

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca