ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • MCCE
informes - ABONG

23229/05/2003 a 4/06/2003

IRT debate desenvolvimento e participação

O Instituto de Revitalização para o Trabalho (IRT), ONG criada em 2000 e sediada em Fortaleza (CE), centra sua intervenção principalmente em dois eixos: a Educação para o Desenvolvimento, por meio da realização de eventos, cursos, debates, dentre outras atividades, para contribuir no processo de sensibilização política, referente à participação necessária na gestão do desenvolvimento local; no eixo do Desenvolvimento Econômico Solidário, contribui para o despertar de um novo pensar e fazer econômico, almejando a transformação de "uma outra economia", orientando e apoiando a implementação de projetos produtivos por entidades comunitárias para seus respectivos públicos. 

O IRT privilegiou este debate por considerar a atual conjuntura do Brasil fortemente marcada por um período de redefinição das relações sociopolíticas e econômicas, tanto em âmbito nacional quanto internacional, contando com um governo cujo projeto político se identifica historicamente com as lutas e os anseios dos movimentos populares e da sociedade civil organizada em geral.

Nessa perspectiva, o Instituto realizará, em 5 de junho, o seminário O desenvolvimento que queremos... A participação que precisamos, com o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (Cese) e a Escola de Saúde Pública do Ceará. Participarão cerca de 300 pessoas, entre elas, representações governamentais, acadêmicas, e vários segmentos do movimento popular e de ONGs.

Conforme Regilane Fernandes, coordenadora de Programas do IRT, o evento contará com a participação de representantes de três Secretarias de governo - Inclusão e Mobilização Social, Trabalho e Empreendedorismo, Desenvolvimento Local e Regional -, que abordarão o modelo de desenvolvimento que vem se desenhando nesta nova gestão, bem como a relação com a sociedade na ótica do poder público. A Abong estará presente na mesa debatedora. 

Após os debates, a plenária será subdividida em mini-plenárias temáticas, com o objetivo de traçar propostas e encaminhamentos sobre papéis e relações entre o Estado e a sociedade para a gestão do desenvolvimento. Os resultados serão apresentados e submetidos à aprovação da grande plenária, pela qual será formalizada uma carta de compromisso, que os coordenadores das mini-plenárias enviarão ao governador do Ceará, Lúcio Alcântara.

Regilane considera que, para a realidade cearense, este novo cenário traz um momento sem precedentes. Influenciado pela conjuntura nacional, o governo local tem demonstrado abertura para o diálogo com a sociedade. "É um momento ímpar para potencializarmos os pontos de convergência e superarmos os de divergência entre as partes. Acreditamos que o centro de tudo está na concepção adotada sobre desenvolvimento e no estabelecimento de papéis de cada um na gestão deste, logo, apostamos neste seminário como contribuição para este processo".


Eventos IRT

Em 26 de maio, o IRT iniciou o Curso Potencializando a Atuação em Conselhos, Fóruns e Redes, que irá até 6 de junho . No dia 12 de julho, acontecerá a 1ª mostra As Experiências Exitosas em Socioeconomia Solidária no Ceará e suas Repercussões no Desenvolvimento. E-mail: revitrabalho@aol.com.

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca