ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Action2015
informes - ABONG

23122/05/2003 a 28/05/2003

Livro co-editado pelo ISA ganha prêmios do Jabuti-2003

O livro Biodiversidade na Amazônia Brasileira, uma co-edição do Instituto Socioambiental (ISA) e da Editora Estação Liberdade, foi um dos três escolhidos na categoria Ciências Naturais e da Saúde e considerado o Melhor do Ano na categoria Não-Ficção da 45a. edição do Prêmio Jabuti - o mais importante prêmio da literatura brasileira. Os vencedores foram anunciados em 18 de maio, em cerimônia ocorrida na 11a. Bienal do Livro (Rio de Janeiro). 

O Prêmio é concedido anualmente pela Câmara Brasileira do Livro e premia três vencedores em cada uma das 16 categorias estabelecidas, escolhendo, também o Melhor Livro do Ano, em ficção e em não-ficção. Este ano, o prêmio teve 2.016 livros inscritos, sendo 643 livros de Não-Ficção e 82 na categoria de Ciências Naturais e Saúde. 

Para a coordenadora de políticas públicas do ISA de Brasília, a jornalista Adriana Ramos, o Jabuti, como o mais importante prêmio do mercado editorial brasileiro, leva uma publicação ao sucesso imediato. "O Jabuti é o reconhecimento pelo esforço de realizar uma obra de referência sobre a região Amazônica, e sua premiação demonstra que o trabalho superou as barreiras da academia e dos especialistas", avaliou Adriana, que também coordenou o seminário que gerou o livro. Este seminário contou com a participação de aproximadamente 300 pesquisadores, especialistas e representantes dos movimentos sociais da região. O livro é fruto de um esforço coletivo, teve a coordenação de um consórcio formado pelo ISA, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) e Conservation International do Brasil. A coordenação geral ficou a cargo de João Paulo Ribeiro Capobianco, na época, um dos diretores do ISA.

Foram publicados artigos de 47 autores, dentre os quais sete são sócios, diretores ou pesquisadores associados do ISA. Além disso, na obra encontram-se fotos de Araquém Alcântara, Pedro Martinelli, Michel Pellanders, Paulo Santos, Beto Ricardo, um extenso banco de dados e mais de cem mapas da Amazônia Brasileira.

"O grande mérito deste trabalho foi o esforço coletivo de todas as instituições, frisa Adriana. "E a internalização dos resultados pelo Ministério do Meio Ambiente, que os utilizou no desenho de programas como o Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) e o Programa Nacional de Florestas."

Contatos ISA: E-mail: adriana@socioambiental.org.
Site: www.socioambiental.org.

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca