ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Action2015
informes - ABONG

2281°/05/2003 a 7/05/2003

PPA: participação e co-responsabilidade social

Pela primeira vez na história do país, a sociedade civil organizada é chamada a participar da construção de um Plano Plurianual (PPA), o principal instrumento de planejamento de médio prazo do governo federal. Diante disto, o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), com o apoio de uma rede de fóruns e redes da sociedade civil - inclusive da Abong -, realizará, nos dias 7, 8 e 9 de maio, o Seminário O PPA no Governo Lula: participação e controle social. O encontro ocorrerá no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados (Brasília/DF).

Conforme o coordenador do Núcleo de Fortalecimento Institucional do Inesc, José Antônio Moroni, duas questões importantes devem ser salientadas com esta iniciativa. A primeira, diz respeito ao fato de o Brasil voltar a realizar um planejamento de longo prazo, projeto este que prevê o desenvolvimento de programas que promovam o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental, principalmente das parcelas mais carentes da sociedade brasileira.

"Também é importante destacar, como uma segunda questão, que pela primeira vez a sociedade civil organizada está articulada para influenciar neste processo e se qualificando, por meio da realização de oficinas, para participar de forma qualitativa do processo de construção do PPA 2003/2007", avalia Moroni.

Enquanto o PPA no governo Fernando Henrique Cardoso era realizado por uma empresa de consultoria, sem qualquer interlocução com os setores organizados da sociedade brasileira, o primeiro PPA do governo Lula será fruto de um processo de discussão com vários segmentos da sociedade civil.

Para o Inesc e suas parceiras, é importante que as organizações estejam preparadas para atender a este chamamento do governo Lula, bem como para apresentar propostas que respeitem a metodologia do PPA, de forma a facilitar o seu aproveitamento.

A programação completa do Seminário O PPA no governo Lula, textos sobre o tema e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do Inesc: www.inesc.org.br. Tel.: (61) 226-8093.


E-mail: inesc@inesc.org.br .

 

lerler
  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca