ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

2281°/05/2003 a 7/05/2003

Notas

Lançada a quinta edição do Prêmio Itaú-Unicef

Com o tema Muitos lugares para aprender, foi lançada, em 28 de abril, a quinta edição do Prêmio Itaú-Unicef. A nova ficha de inscrição já está disponível no site da ONG Cenpec (www.cenpec.org.br ). A iniciativa é da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com a coordenação do Cenpec. Com periodicidade bienal, o prêmio promove ações que contribuem para a melhoria da qualidade da educação, apoiando iniciativas de ONGs que trabalham, direta ou indiretamente, com crianças e jovens na faixa de 7 a 18 anos. Nos anos em que não há premiação, o Programa Educação & Participação organiza os Encontros Regionais de Educadores. Faz parte do Projeto, ainda, o Banco de ONGs, com a relação das organizações inscritas no prêmio, um relatório de estudo com o perfil da rede de programas de ação complementar à escola e resenhas dos projetos finalistas desde 1997. Mais informações: (11) 3816-0666. E-mail: comunic@cenpec.org.br.


Seminário discutirá co-gestão de parques em São Paulo

Em 5 de maio, acontecerá o seminário Construindo um Modelo de Co-gestão de Unidades de Conservação para o Estado de São Paulo, resultado da proposta feita em 2002, pelo secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, José Goldemberg, para criar um modelo de gestão de Unidades de Conservação (UCs), em parceria com ONGs. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Instituto Florestal, e das ONGs parceiras no projeto: Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Socioambiental (ISA) e Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ). Mais informações - ISA: (11) 3660-7949, com Ricardo Barretto. Leia sobre a proposta de co-gestão no site do ISA: www.socioambiental.org.


Ambientalista do Iser é homenageada pelo Dia Nacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Nacional da Mulher, 30 de abril, o Conselho Nacional de Mulheres do Brasil (CNMB) prestou homenagem, na Academia Brasileira de Letras (RJ), às Dez Mulheres do Ano 2002. A premiação acontece anualmente desde 1966. Entre as homenageadas, está a ambientalista, cientista social e coordenadora do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Instituto de Estudos da Religião - Iser, Samyra Crespo, condecorada na área de Ciências Sociais. Samyra coordenou pesquisas nacionais como a do Relatório Ambiental Urbano Integrado Geo-Cidades, cuja metodologia foi adotada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente para o diagnóstico de problemas ambientais-urbanos da América latina e do Caribe. O Dia Nacional da Mulher foi aprovado no Congresso Nacional em 9 de junho de 1980. Iser: (21) 2555-3750. E-mail: iser@iser.org.br.


Brasil já tem o seu Mapa da Exclusão digital

O Comitê para Democratização da Informática (CDI) e a Fundação Getúlio Vargas anunciaram, em 10 de abril, os resultados do estudo Mapa da Exclusão Digital. O Mapa traça um panorama do apartheid digital no País e tem como objetivo atuar como referência para a definição de estratégias para sua superação, influenciando políticas públicas, investimentos de empresas privadas e ações das ONGs. A coordenação do projeto é do CDI - que contou com o apoio da Sun Microsystem e USAID - e o Mapa foi elaborado pela Fundação Getúlio Vargas. A íntegra do Mapa da Exclusão Digital está disponível no site do CDI: www.cdi.org.br. Tel: (11) 5180-3647.

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca