ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • TTF Brasil
informes - ABONG

22724/04/2003 a 30/04/2003

Conselho Brasileiro do FSM planeja próximas ações

Em 5 de abril, o Conselho Brasileiro (CB) do Fórum Social Mundial, criado em setembro de 2001, realizou um seminário em São Paulo, na sede da ONG Ação Educativa, com o objetivo de avaliar os processos do FSM 2003 - ocorrido no período de 23 a 28 de janeiro, em Porto Alegre (RS/Brasil) - e dos fóruns regionais, planejar as próximas ações e também de analisar a atual conjuntura mundial. Estiveram presentes representantes de 22 organizações.

Com a guerra dos Estados Unidos e da Inglaterra contra o Iraque, um representante do Comitê contra a Guerra ao Iraque (SP) apresentou o calendário de atividades, destacando a mobilização nacional e internacional, ocorrida em 12 de abril, e também a proposta de se criar uma coordenação nacional para este fim. Os comitês de mobilização do FSM também relataram sobre as diversas atividades que realizaram em Natal, Mossoró, Minas Gerais, Belém, Brasília, Rio de Janeiro e no Acre. Entre os encaminhamentos, está a realização de um encontro nacional contra a invasão ao Iraque e fazer também do 1º de Maio mais uma data de mobilização massiva. 

Entre os principais pontos da avaliação do processo do FSM 2003, o CB concluiu que o evento, mais uma vez, teve êxito. Sua realização anual, assim como a dos eventos locais, regionais e temáticos, foi considerada a garantia do processo de continuidade. A internacionalização do FSM também foi avaliada como uma vitória, apesar da necessidade de melhorar a comunicação entre os processos locais e regionais. Da mesma forma, observou-se que a relação do processo com as dinâmicas da América Latina e da África ainda é insuficiente, embora tenha avançado com a Ásia. Sobre o enraizamento FSM no Brasil, constatou-se a necessidade de reforçar os comitês de mobilização como espaço de convergência das várias lutas e campanhas e como espaço de ação, assim como melhorar a relação entre comitês locais e estaduais do FSM com demais comitês de campanhas, como a da Alca e a contra guerra. 

O Fórum Social Mundial 2004 será realizado na Índia, em Mumbai (ex-Bombaim), no período 9 a 14 de janeiro de 2004 - data ainda a ser confirmada. Com isto, o CB avaliou, também, que seu papel é fundamental na divulgação deste processo. Um dos objetivos é que a delegação brasileira seja a maior delegação estrangeira não asiática na Índia. Para Marcos José Pereira da Silva, assessor de diretoria da Abong - um dos membros do Comitê -, "é necessário sintonizar as várias iniciativas existentes e trabalhar no sentido de buscar apoio para a ida de um grande número de pessoas ao evento."


Agenda próximos Fóruns temáticos e nacionais

- Fórum Social Temático: Democracia, Direitos Humanos, Guerras e Narcotráfico. Local: Cartagena de Índias, Colômbia (16 a 20 de junho de 2003).
- Fóruns Nacionais: FS Áustria, 29/5 a 1/6/2003; FS Portugal, 10/6
Agenda do FSM
- Reuniões na Índia: 19 a 21/4; Reunião sobre o FS Américas: on-line, 21 a 25/4; Reunião do Conselho Internacional: Miami, 23 a 26/6. 
Site FSM: www.forumsocialmundial.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca