ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

22610/04/2003 a 16/04/2003

Observatório do Pará dá show de cidadania

As entidades que compõem o Fórum da Amazônia Oriental (Faor) lançaram o livro Observatório da Cidadania no Pará 2001/2002, em 3 de abril, com o show A Cara do Brasil, que uniu arte e cidadania, no teatro Margarida Schiwazzappa do Centur, no centro de Belém (PA). O Faor é uma articulação, comunicação, mobilização social e integração entre ONGs, movimentos sociais e redes temáticas que atuam na Amazônia oriental brasileira, envolvendo os Estados do Amapá, Pará, Maranhão e Tocantins, para a democratização das políticas públicas e a construção de uma plataforma estratégica sobre desenvolvimento e sustentabilidade da Amazônia, congregando 119 entidades.

O evento contou com a participação dos Jovens do Observatório dos Direitos Humanos, coordenado pelo Centro de Defesa e da Criança e do Adolescente (Cedeca), do Movimento República de Emaús e do Instituto Universidade Popular (Unipop), que apresentou seu grupo de teatro com quatro esquetes, relacionadas ao conteúdo dos relatórios apresentados no livro, como: situação das políticas de Saneamento, Habitação e Saúde; impunidade, situação de crédito para a produção rural e sobre o desmatamento. 

As cantoras e responsáveis pela produção gráfica do livro, Karina Ninni e Andréa Pinheiro, escolheram canções da Música Popular Brasileira, cujas letras tratam de assuntos presentes no livro. O público participou doando um quilo de alimento não-perecível para a Campanha Contra a Fome, da Prefeitura de Belém - foram arrecadados mais de 600 quilos.

Conforme Aldalice Otterloo - uma das coordenadoras do FAOR, da Unipop e diretora do Regional Abong Amazônia -, o objetivo dos mais de 20 artigos, elaborados pelas entidades-membro do Fórum, é avaliar os indicadores de desenvolvimento humano, econômico, político, social, cultural e ambiental do Estado do Pará, concluindo com a avaliação da ação dos gestores públicos, produzindo um processo de mobilização que possa dar visibilidade à sociedade, do ritmo de desenvolvimento do Estado e do grau de sustentabilidade efetivamente conquistados. 

Além disso, o Observatório também apresenta proposições para o desenvolvimento das várias políticas públicas, que devem ser realizadas pelos governos federal, estadual e municipais no Pará, na perspectiva da melhoria da qualidade de vida da população. Vale ressaltar que o primeiro relatório do Observatório, lançado em abril de 2000, obteve impactos positivos na mobilização e produção de informação na sociedade paraense. 

Entidades que produziram relatórios para a segunda versão do Observatório da Cidadania - Pará - Controle Popular sobre as políticas públicas: Aeba, Banco do Povo, Cedenpa, Cepepo, Cimi, CUT, Dieese, Fase, Gempac, Ipam, Unipop, Moprom, MDTX, NAEA/UFPA, SDDH. O livro custa R$ 30,00 + postagem. Para adquiri-lo, escreva para faor@amazon.com.br . Site: www.faor.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca