ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

2253/04/2003 a 9/04/2003

Lançado o Fórum Cearense de Segurança Alimentar

Em 20 de março de 2003, uma comissão em Segurança Alimentar e Nutricional (FCSAN), constituída desde o ano 2001, por representantes de oito entidades do poder público e sociedade civil - entre elas a Vida Brasil e o Esplar Centro de Pesquisa e Assessoria, ONGs associadas à Abong - lançou o Fórum Cearense de Segurança Alimentar e Nutricional.

O FCSAN tem entre seus objetivos centrais promover a segurança alimentar e nutricional sustentável, estimulando fóruns municipais e regionais, capacitando atores da sociedade civil, acompanhando e propondo políticas e ações públicas locais e nacionais, em sintonia com o Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional. Da mesma forma, visa a garantir nas propostas e ações a transversalidade de temas como gênero, etnia, geração e direitos humanos.

Conforme Patrick Oliveira, coordenador geral da Vida Brasil - Unidade Fortaleza, a ONG, desde 1996, desenvolve um programa de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) em creches comunitárias de Fortaleza. Contribuiu, junto com a Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, para a criação do Fórum Municipal de Creches. Junto com este Fórum, iniciaram ações de intervenção nas políticas públicas e uma articulação, em outubro de 2001, com realização de uma Jornada de Segurança Alimentar.

"Desde então, a Vida Brasil vem animando essa articulação, com a participação ativa do Esplar, na perspectiva da criação do FCSAN", relatou Patrick. Para essas ONGs, há duas razões essenciais para a atuação do Fórum: a situação extrema de desnutrição e má nutrição, identificada no Estado e a falta de investimento político do governo.

As representantes do Esplar no FCSAN, Maristela Calvário Alvares Pinheiro - coordenadora do Projeto Valorização de Sementes Tradicionais - e Francisca Malvinier Macedo - coordenadora do Projeto Água e Qualidade de Vida - consideram que, por serem uma ONG que tem atuação junto a agricultores e agricultoras familiares, o FCSAN é um espaço importante para trabalhar segurança alimentar no seu sentido mais amplo: alimentação e também produção dos alimentos. "Levaremos para o Fórum questões como a autonomia na produção de sementes, transgênicos, biodiversidade", diz Maristela. "Hoje, a principal estratégia de ação do Esplar é a discussão sobre a formação do Conselho Estadual de Segurança Alimentar."

O FCSAN é aberto a todas as entidades e cidadãos interessados. A coordenação executiva do FCSAN está composta pelas seguintes organizações: Vida Brasil, Esplar, Banco Palmas,CNCP, Secretaria Estadual da Ação Social, Secretaria Estadual de Saúde, Universidade Estadual do Ceará, Universidade Federal do Ceará.


Vida Brasil: vidabr@fortalnet.com.br ;fortaleza@vidabrasil.org.br
Esplar: esplar@esplar.org.br

 

lerler
  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca