ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • FIP
informes - ABONG

2216/03/2003 a 12/03/2003

Fome Zero: regional ABONG Nordeste II desencadeia processo de mobilização

O Regional Nordeste II da Abong impulsionou, em 12 de fevereiro, uma reunião de organizações da sociedade civil no Estado da Bahia, para discutir o Projeto Fome Zero. No Estado, 143 municípios serão contemplados. "Vimos que era imprescindível mobilizar a sociedade civil da Bahia", enfatizou Carlos Eduardo de Souza Leite, diretor do Regional da Abong Nordeste II e coordenador executivo da organização não-governamental Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (Sasop). 

Estiveram presentes 24 organizações, entre elas, várias associadas da Abong Regional, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), a Comissão Pastoral da Terra (CPT), que articularam a participação de Frei Betto - assessor especial da Presidência da República, para dialogar com a sociedade civil e governos sobre o Fome Zero. Neste dia, Frei Betto havia agendado somente encontros com o governador do Estado e o prefeito de Salvador. "Questionamos o porquê do diálogo com a sociedade civil não estar em sua agenda", relembrou Carlos. Frei Betto apresentou e esclareceu pontos do Programa e confirmou sua presença no Seminário de Mobilização do Fome Zero na Bahia, que será realizado por essas entidades nos dias 17 e 18 de março. O evento pretende ampliar o processo de participação da sociedade civil organizada, debatendo o Fome Zero com cerca de 250 pessoas. Para tal, serão convocadas lideranças com potencial de multiplicação do processo, de diversas regiões da Bahia - com prioridade para as representantes do semi-árido, indígenas, áreas de assentamento, regiões remanescentes de quilombos.

Conforme Carlos, o governo do Estado iniciou uma ampla divulgação do Fome Zero, criando, também, o Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea/BA). "Pedimos uma audiência com o governador, para mostrar que existe um segmento social organizado, que chamamos de Comissão Estadual de Mobilização do Fome Zero". A Comissão é composta por representantes do Regional NE II da Abong, da Articulação do Semi-Árido (ASA), do MST, da Cáritas brasileira, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) da Bahia e da Federação de Associações de Bairros de Salvador. Sua função é ser a expressão de um processo de articulação e mobilização de várias organizações da sociedade civil, para garantir que o governo estadual não tenha o controle total do processo. 

Abong NE II: (71) 335-6049. E-mail: abongne2@uol.com.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca