ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política
informes - ABONG

21920/02/2003 a 26/02/2003

O mundo pede paz

No mesmo período do III Fórum Social Mundial, realizado entre os dias 24 a 28 de janeiro de 2003, na cidade de Porto Alegre (Estado do Rio Grande do Sul/Brasil), ganhou impulso a articulação de diversas manifestações pela paz e contra o decreto de guerra dos Estados Unidos ao Iraque, ocorridas no dia 15 de fevereiro.

Assim, o Dia Mundial de Mobilização contra a Guerra, estabelecido entre movimentos sociais e populares, organizações não-governamentais e outras entidades da sociedade civil, teve resultados significativos: as manifestações tomaram conta das principais cidades européias, latino-americanas, japonesas... e até Nova Iorque vivenciou o protesto de 400 mil pessoas, conforme divulgado pela organização do protesto norte-americano. O primeiro- ministro britânico, Tony Blair, que apóia a intervenção militar proposta por George Bush, presidente do EUA, teve de assistir à grande marcha londrina, que, conforme números divulgados pelos organizadores, contou com 2 milhões de pessoas. 

No Brasil, as mobilizações ocorreram em todas as capitais e também em pequenas cidades. "As caminhadas contra a guerra demonstraram que os diversos movimentos, ONGs, e as pessoas que aderiram ao protesto estão atentos para o que se passa além dos seus países", avalia Marcos José Pereira da Silva, assistente da diretoria da Abong. Além disto, lembra, os protestos não se limitaram às passeatas do dia 15: muitas ações estão sendo articuladas no caso de ocorrer uma intervenção militar norte-americana. "Pode-se dizer que uma verdadeira rede antiguerra foi formada, com o envolvimento de organizações de vários campos de atuação, que já propõem diversas medidas para evitar este confronto".

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca