ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte
informes - ABONG

21920/02/2003 a 26/02/2003

Agência de notícias estação vida entra no ar

No Mato Grosso, o Instituto Centro de Vida (ICV), ONG atuante na defesa do meio ambiente e na socialização de informações ambientais desde 1991, e três jornalistas especializados em questões ambientais - @s editores Adriana Gomes, André Luís Alves e Josana Salles - consolidaram um antigo desejo: criaram a agência de notícias Estação Vida, que entrou no ar em 19 de fevereiro. Primeira agência mato-grossense de notícias ambientais, a Estação Vida é voltada exclusivamente para a área ecológica, tanto no setor econômico quanto no educativo-ambiental, passando pela ciência e tecnologia. A agência também elabora cartilhas e campanhas educativas, entre elas, contra o desperdício de água.

Sérgio Henrique Guimarães, coordenador geral ICV, avalia que há necessidade de se divulgar informações e trabalhos mais consistentes na área. "Temos perspectivas de poder informar os veículos, com mais precisão, sobre meio ambiente, cidadania sustentabilidade, sempre com um enfoque positivo, porque a mídia tende a pegar os informes mais negativos e superficiais. Isso não é culpa dos jornalistas, que têm muito pouco tempo para aprofundar os temas". 

Para Guimarães, a agência tem dois grandes desafios: "manter o nível do trabalho, de forma que ele possa ser sempre útil à imprensa, para as ONGs e a sociedade em geral; o segundo, conquistar a sustentabilidade financeira da Estação." É bom lembrar que nos seus 12 anos de existência, o ICV produziu o Rede Vida, boletim semanal eletrônico encaminhado para cinco mil pessoas de dentro e de fora do Brasil; o Planeteen, jornal ambiental voltado para o público jovem; e o Pantanal Vivo, periódico de 16 páginas com tiragem de cinco mil exemplares, direcionado a estudantes e pesquisadores. 

A editora Josana, que desde 1989 acompanha o movimento ambiental, também enfatiza que a Estação Vida pretende não só informar, mas também formar as pessoas e a imprensa em geral em questões ecológicas. "Vamos servir como pauteiros para a imprensa local, nacional e para correspondentes internacionais, auxiliando também as ONGs". E a fonte não poderia ser melhor: o Estado do Mato Grosso é o primeiro produtor de soja e de algodão do mundo, o segundo maior produtor de arroz do país e possui o quarto maior rebanho bovino brasileiro; o pantanal cobre 10% do Estado e abriga quase mil espécies animais e, em 2001, recebeu o título de patrimônio natural da humanidade da Organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Além disso, a floresta Amazônica ocupa metade do Estado.

Em breve, a Estação Vida disponibilizará o Projeto Cidadão, por meio do qual poderão ser feitas sugestões de pautas, denúncias e a indicação ou mostra de projetos que ajudem o meio ambiente e que ainda não tiveram oportunidade de serem implantados.


Estação Vida: E-mail: redacao@estacaovida.org.br. Site: www.estacaovida.org.br . ICV: http://www.icv.org.br/.

lerler
  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca